Ao menos é o que sugere o especialista em aviação Henk Hesselink que acredita que os aeroportos devem ter faixas circulares em vez das clássicas pistas retas.
“Há uma grande demanda por novos aeroportos. As pessoas querem voar e os aeroportos estão muito congestionados. A pista circular é uma maneira mais eficiente de lidar com o tráfego aéreo”.
Para Hesselink, a gestão do tráfego será mais eficiente para o pouso e decolagem, pois não é necessário que a aeronave pouse e decole sempre do mesmo lugar. Outra vantagem é que os aviões podem pousar e decolar independentemente da direção do vento, porque haverá sempre um ponto onde eles não terão o vento cruzado.
Pistas circulares: uma vantagem para todos
Com um diâmetro de 3km, a pista permitiria que todas as infraestruturas do aeroporto ficassem circunscritas pelo próprio círculo da pista; e a qualquer momento a pista poderia ser usada por até três aviões em simultâneo.
Os aviões também poderão desviar de áreas residenciais porque já não dependem de uma trajetória de aproximação padrão. Além disso, este conceito permite que mais aviões pousem e decolem ao mesmo tempo, aumentando a capacidade do aeroporto.
Abaixo você pode ver um vídeo de BBC News sobre o aeroporto:
I believe this viable project, today may be impossible, but tomorrow anything is possible.
impossivel . talvez para outras aeronaves que nao precisem de tanta pista como os harrier fosse bom. mas seria outra tecnologia.
se o piloto tiver o azar de pegar um vento de través fica impossivel calcular a aterrisagem.
https://www.youtube.com/watch?v=9wib_Lg-qCY
Olá. Paula. Segundo especialistas, esse projeto é totalmente inviável. Dá uma olhada neste vídeo. Um abraço. https://www.youtube.com/watch?v=lQR9tWisXMo