É possível decifrar uma cultura a partir da forma como as pessoas encaram o futebol? Para o fotógrafo alemão Franz Sußbauer, um campo pode ser o cenário perfeito para entender o que une uma comunidade. Na hora de uma partida, todas as possíveis diferenças são deixadas de lado em favor de um único objetivo: o de marcar gols.
Essa foi a inspiração para a sua série de fotografias “Goals Around the World”, em que cada imagem de campos vazios, instalados em locais curiosos e longe dos holofotes dos grandes estádios, nos faz imaginar de que maneira as pessoas daquela região se juntam para compartilhar a paixão pelo esporte.
Sußbauer começou a fotografar em sua cidade Natal, Munique. Instigado pelas reflexões provocadas pela imagem de um campo, partiu em busca de arenas em diversos países. Vale checar cada detalhe das composições:
Clique aqui para ver todas as fotos.
Em tempo, o fotógrafo e jornalista brasileiro Caio Vilela tem diversos projetos com proposta bastante parecida, como “Peladas: Futebol sem fronteiras”, com imagens de partidas realizadas em mais de 60 países, além de já ter realizado diversas exposições ao redor do mundo e publicado livros sobre o tema, aqui e lá fora, entre eles: “Futebol-Arte do Oiapoque ao Chuí” e “Onde Mora o Futebol”.
Lucho Pérez Fernández