Marca de cerveja pede: Se for comemorar o golpe de 64, não compre.

É cada vez mais comum observarmos marcas que se posicionam a respeito de uma causa, criando um vínculo com seus consumidores que pode significar uma relação confiável e duradoura, uma identificação por parte dos mesmos. A fim de alcançar o protagonismo em detrimento de suas concorrentes e de gerar uma diferenciação real em suas comunicações, essa tendência vem se mostrando cada vez mais frequente, e a ela já podemos atribuir alguns cases, como a campanha da Nike estrelada pelo jogador de futebol americano Colin Kaepernick do ano passado (que gerou US$ 43 milhões em exposição na mídia para a empresa). Esse comportamento não é uma novidade no Brasil: já tivemos campanhas interessantes a respeito de temas como feminismo e direitos LGBTQ+. Entretanto, existe uma pauta que raramente é adotado pelas marcas Brasileiras tendo em vista a polarização que o país vem passando nos últimos anos: a política.

Contexto
É compreensível a ausência de campanhas que falem diretamente sobre o assunto. O posicionamento mais direto de uma marca provavelmente fará com que a mesma tenha sua imagem prejudicada por um número relativamente grande de consumidores e prospects. Mesmo assim, existem alguns cases relativamente recentes (como do Habib’s, em 2016, aproveitando o Impeachment de Dilma).
E é nesse quadro que a Cerveja Rio Carioca passa a ter destaque: com a divulgação de uma peça dia 27/03 pelas suas redes sociais e a veiculação da mesma via mídia impressa nas páginas do jornal O Dia, em resposta a orientação dada essa semana pelo presidente aos quartéis para que comemorem no próximo dia 31 de março o aniversário do golpe militar de 1964, a marca passa a ganhar notoriedade em um campo ainda pouco explorado de forma abrangente no Brasil.

https://www.facebook.com/CervejaRioCarioca/photos/a.1167461299934069/2610935295586655/?type=3&theater

Essa não é a primeira vez que a empresa faz algo do tipo: dia 21/03 a marca também fez referência a prisão do ex-presidente Temer.

https://www.facebook.com/CervejaRioCarioca/photos/a.1167461299934069/2601075423239309/?type=3

Apesar disso, ainda faltam cases semelhantes  mais complexos e elaborados que traduzam a época e contexto em que as marcas estão inseridas. Não somente pelos costumes, referências ao lifestyle, músicas e outros atributos históricos de uma geração: mas pelo contexto social da mesma. Para se conectar de modo mais profundo, é necessária uma tradução dos valores pelos quais a marca é constituída – lógico, tudo com muita inteligência e assertividade – criando assim uma identidade nesse campo que carece de cases nacionais de sucesso.

Add a comment

Deixe um comentário