A União Europeia acaba de instituir uma nova lei que será proibido o uso de artigos de plástico descartável. A proposta recebeu forte apoio do governo europeu, e prevê que alguns produtos descartáveis, que já possuem substitutos fabricados com outras matérias-primas, sejam banidos a partir de 2021.
Com a proibição, a UE estima diminuir as emissões de dióxido de carbono em 3,4 milhões de toneladas, economizar até 22 bilhões de euros gastos para reduzir os danos ambientas e 6,5 bilhões de euros dos consumidores.
“Esta legislação reduzirá os danos ambientais em 22 bilhões de euros, o custo estimado da poluição por plásticos na Europa em até 2030. A Europa agora tem um modelo legislativo para defender e promover internacionalmente, dada a natureza global do problema da poluição marinha causada pelo plástico. Isto é essencial para o planeta”, afirmou a relatora Frédérique Ries (ALDE, BE).
As novas regras também estipulam que os produtos sejam rotulados com informações se foram feitos com plásticos e devem alertar os consumidores sobre os danos ambientais causados pelo descarte incorreto. Isso também deve se aplicar a outros produtos, como filtros de cigarro, lenços umedecidos, absorventes higiênicos e copos plásticos.
A lista de produtos proibidos na UE a partir de 2021:
- Objetos de cozinha feitos de plástico descartáveis (garfos, facas, colheres e pauzinhos para mexer café)
- Pratos de plástico descartáveis
- Canudos de plástico
- Cotonetes de plástico
- Bastões de plástico para balões
- Plásticos oxi-degradáveis
- Recipientes para alimentos
- Copos de poliestireno expandido.
Esperamos que a ideia abra caminho para o resto mundo!
sim, Paula.
Município de SP aprovou lei semelhante em janeiro, mas a indústria do plástico está usando esse momento de crise da covid-19 para derrubar a lei, que só entra em
vigor em janeiro de 2021. Golpe baixo…
NY aprovou, em plena crise, lei que proíbe embalagens de isopor.
nao da pra esquecer onde estávamos quando tudo isso começou.