Zhabinskiy observa que a IA que gerou as imagens foi treinada usando dados captados internamente, em vez de imagens da Internet ou de bancos de imagens.
The Verge aponta ainda que alguns dos rostos parecem um pouco “estranhos”, embora a equipe esteja trabalhando nessa questão e o projeto ainda esteja nos estágios iniciais.
Sim, sempre lembramos do ThisPersonDoesNotExist.com que utiliza uma GAN para criar um novo rosto de uma pessoa, que não existe, toda vez que você faz o refresh da página.
Vale apontar os medos e receios de imagens – de um projeto deste porte – em um mundo ainda sem regras claras, leis objetivas e ética de uso, já que pode ser proliferada para criar bots políticos, tirar trabalho de uma equipe inteira de trabalho dedicado para isto e potencialmente ser utilizado contra as pessoas no dia a dia – em fraudes e captura de informação.
Por isto a importância do debate sobre IA para todos os países que terão acesso e, mais ainda, a importância de investimento na área para gerar modelos de seguranças para toda a população.
Use com cautela e responsabilidade.
Leave a comment