Mike Patton, conhecido principalmente por seu trabalho como vocalista do Faith No More, se destaca também por estar sempre experimentando coisas novas – sua lista de projetos é vasta, variando desde sua atuação principal com a banda, passando pelos grupos Fantomas e Tomahawk até o Mr. Bungle, que voltará à ativa para seus primeiros shows em 20 anos. É uma trajetória que passeia pelo rock, rock alternativo, metal e até jazz.
Recentemente, foi anunciado que Patton, Trevor Dunn e Trey Spruance estarão juntos novamente, contando com a ajuda de Scott Ian (Anthrax) e Dave Lombardo (ex-Slayer), em três apresentações, marcadas para fevereiro de 2020. A ideia é que o grupo toque, na íntegra, a demo “The Raging Wrath of The Easter Bunny”, de 1986. Os shows serão realizados em Los Angeles, San Francisco e Nova York.
Além da novidade, na metade de setembro Patton lançou oficialmente seu novo disco. Chamada de “Corpse Flower”, a produção, que já estava surgindo na mídia em formato de “spoilers” e prévias, é uma colaboração com o compositor francês Jean-Claude Vannier, conhecido por seu trabalho com o lendário Serge Gainsbourg.
Fora suas produções musicais, Patton ainda segue, ao lado do sócio Greg Werckman, à frente da gravadora Ipecac Recordings, na ativa desde 1999 – a empresa foi criada pouco mais de um ano após a separação do Faith No More. O objetivo do artista, com sua própria gravadora, era ter espaço para tentar caminhos mais experimentais, que dificilmente são incentivados por grandes gravadoras. No começo, a ideia nem era abrir uma empresa em si, e sim ter um meio para que Mike pudesse fazer seus próximos lançamentos.
O Fantomas, por exemplo, surgiu nessa época. Hoje, já são mais de 200 álbuns lançados, sendo um dos mais recentes deles o próprio Corpse Flower, de Patton e Jean-Claude Vannier. “Nós vamos lançar música country, discos de comédia, trilhas sonoras e poesias.”, declarou. Dentro da Ipecac, Werckman e Patton se dividem da seguinte maneira: enquanto o primeiro cuida dos detalhes e burocracias de negócios, o segundo fica responsável por encontrar novos talentos. Com eles, trabalham ainda outros dois funcionários, que ficam um em Los Angeles, outro em Nova Iorque – cidade onde está localizada a distribuidora da gravadora.
No mínimo, um cara interessante a frente de projetos ótimos. Inspirador como sempre.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Ainda tem o disco de canções italianas dele que é ótimo!