Em entrevistas, o escritor e diretor Sam Esmail citou duas experiências como inspiração para o absorvente e brilhante programa de TV que ele criou, “Mr. Robot”, que trata de um jovem hacker chamado Elliott que decide causar estragos em uma corporação gigante. Uma dessas experiências estava relacionada à Primavera Árabe. “Sou egípcio“, disse Esmail ao The Hollywood Reporter, “então fui ao Egito logo depois de tudo o que aconteceu e o que achei impressionante é que você teve esses jovens que estavam com raiva do que o país era, com raiva da sociedade, e a maior vantagem deles era que eram jovens e zangados.” Esmail continuou falando sobre como esses jovens usavam mídias sociais e tecnologia, que a geração controladora mais velha não sabia usar. E a outra experiência dizia respeito a uma brincadeira que Esmail fazia na faculdade para impressionar uma garota.
Com as experiências, Esmail aprendeu a lição óbvia de que ele deve ter cuidado com o que se faz online. Mas, para aqueles de nós, apegados às ansiosas vibrações e aos mistérios que acabamos de compreender de “Mr. Robot”, a parte principal da história é a imagem daquele jovem universitário irritado, o “anticonformista”. Se você foi para a faculdade, provavelmente teve uma aula com esse cara. Talvez você fosse esse cara. Um pouco hipócrita, um pouco rápido em ver hipocrisia em todos os lugares e fazer discursos sobre os males da sociedade.
Se você pegar os filmes “Laranja Mecânica”, “Taxi Driver”, “American Psycho” e “Clube da Luta”, colocar dentro de uma televisão antiga quadrada, sacudir e ligar, o resultado, se as TVs funcionassem como misturadores, seria “Mr. Robot”. Isso é parcialmente uma questão de forma: o programa empresta habilmente imagens e sons desses filmes e de outros. Mas a conexão é mais profunda. A série começa com uma narração de Elliott – interpretada maravilhosamente por um Rami Malek assustador e assustadoramente imóvel – que diz estar convencido de que “o um por cento, do topo, os caras que interpretam Deus sem permissão, estão seguindo ele“. Cena. Vemos homens de terno preto perto dele em um vagão do metrô.
Elliott trabalha em uma empresa de cibersegurança, AllSafe, e o principal cliente da empresa é a E Corp, que é como GM, Citigroup e Microsoft reunidas em uma (embora seu logotipo tenha sido retirado diretamente da Enron). A psiquiatra de Elliott pergunta a ele o que é a sociedade que tanto o desaponta. “Ah, eu não sei”, ele responde. “Pensamos coletivamente que Steve Jobs era um grande homem, mesmo quando soubemos que ele ganhava bilhões de dólares nas costas das crianças… Ou talvez pareça que todos os nossos heróis são falsificados. O mundo em si é apenas uma grande farsa. Criando ódio mutuamente com o nosso comentário de besteira disfarçado de “inteligência“, ou em nossas mídias sociais fingindo de intimidades”. Ele continua, embora depois que ele tenha terminado aprendemos que tudo estava na cabeça dele – ele não estava falando para ela, e retornamos para o momento em que ele fica apenas quieto após a pergunta.
Elliott é claramente identificado, então, como um “jovem homem irritado“, uma figura familiar da literatura e dos filmes (e agora de redes sociais), mas vista com menos frequência na televisão. Você poderia argumentar que os amados anti-heróis dos últimos quinze anos – Tony Soprano, Don Draper, Walter White – têm alguma relação com esse arquétipo, mas esses homens são adultos, com famílias; eles podem estar em desacordo com a sociedade em algum nível, mas não parecem ver a própria sociedade como o problema.
Olhando para dramas de TV recentes e elogiados, o analógico mais próximo provavelmente vem da primeira temporada de “True Detective”. Rust Cohle era mais pessimista radical do que anarquista, mas sua postura em relação a outras pessoas tinha algo do Angry Young Man: “todo mundo é ninguém”, de acordo com Rust, que também diz, no primeiro episódio do programa, que “a consciência humana é um trágico passo em falso na evolução”. Isso não é o mesmo que acreditar que todos os adultos são vendidos e hipócritas, mas é uma linha de pensamento que resulta de um tipo semelhante de desilusão.
A ação mais ousada do “Mr. Robot”, formalmente, é como ele tenta resolver esse problema. Outros programas têm brincado com narração não confiável, geralmente para efeito cômico. Mas os programas de TV geralmente indicam claramente o que é falso e o que é real; a técnica tem sido usada principalmente na televisão quando um personagem está se lembrando de algo – como ele conheceu a mãe de seus filhos, por exemplo – e se lembrando errado. A série está fazendo algo diferente. No primeiro episódio, quando Elliott nos apresenta a E Corp, ele explica que, “após uma autoprogramação completa e intensiva”, sempre que vê ou ouve uma referência ao conglomerado, ele a vê ou ouve como “Evil Corp”. A partir daí, “Evil Corp” é tudo o que vemos e ouvimos também. Essa parece ser a maneira de Esmail nos indicar que estamos entendendo a perspectiva de Elliott e que ela pode não corresponder à realidade.
Sim, e este modelo aconteceu quatro anos antes de Joker.
E assim, quando Elliott se une a um coletivo de hackers chamado fsociety, liderado por um homem ainda mais irritado (embora menos jovem), conhecido como Mr. Robot (Christian Slater), e com sede em uma galeria abandonada em Coney Island, começamos a ver eles comandar redes, ameaçar, criar vídeos anônimos, completos com um porta-voz assustadoramente mascarado e disfarçado de voz, e começar com um plano grande, de derrubar todo o sistema… Mas espera, será que tudo isso está realmente acontecendo? Ou pode ser, pelo menos em parte, uma alucinação provocada por qualquer condição que o psiquiatra deva estar tratando (existem remédios que Elliott não está tomando), sem mencionar a morfina a que ele é viciado?
. Mr. Robot
. Amazon Prime Video
. Episodios: 10 por temporada
. Tempo Médio: 45 minutos cada, em média
. Suspense-Psicológico
AS TEMPORADAS
[SPOILERS A PARTIR DAQUI]
Quando o thriller anti-corporativo “Mr. Robot” estreou em 2015, e eu só assisti este ano em binge watch, pareceu um choque para vários sistemas, desde onde estava passando, até o fato dos comerciais entre os blocos era estranho, se pensando no conteúdo de cada episódio.
O enredo de Esmail, na primeira temporada, era um quebra-cabeças de Philip K. Dick, expondo uma realidade falsa após a outra. Durante o dia, o gênio alienígena alienado Elliott Alderson trabalhando como especialista em segurança cibernética corporativa; à noite, é parte de um coletivo radical de hackers, fsociety. Recrutado pelo misterioso Mr. Robot. Mais tarde, descobrimos que o Mr.Robot era o pai morto de Elliott. A colega de Elliott, Darlene (Carly Chaikin), era de fato sua irmã. E com quem Elliott ficava falando durante a narração inexpressiva? …nós! De qualquer forma, no final, a fsociety havia atingido seu objetivo: havia invadido Wall Street e dissolvido a dívida global, apagando empréstimos para estudantes, contas de hospitais e hipotecas exploradoras. Celebrações anárquicas irromperam, emolduradas por outdoors da Sephora e Starbucks – anunciantes em potencial se divertiram com zombaria, uma ruptura surpreendente com a tradição da TV.
A atuação de Rami Malek como Elliott é tremenda, quando ele espia de um capuz com olhos de coruja triste suados, estremecendo como se estivesse em desintoxicação contínua dos venenos da sociedade. E, no entanto, havia algo sintético no programa também, apesar de sua ousadia retórica e sua edição sensacional e direção musical. A narrativa era uma sacola: desorientadamente desorientadora, mas também, às vezes, sem humor ou claustrofóbica, como se fosse menos um show sobre seres humanos e mais um palco para espetáculos catárticos de justiça econômica. Bandidos conformistas (trapaceiros, caçadores de pornografia, banqueiros) foram hackeados e chantageados; um xerife de Wall Street deu um tiro na cabeça na TV ao vivo; e, no final, a tela fervilhava de manifestantes com máscaras de monopólio, segurando cartazes que diziam “We Do Not Compromise”.
O que vemos na segunda temporada é como se fosse um pouco de ressaca misturada com sensação de vazio vindos dos personagens. Significa que eles conseguiram o que queriam, e agora? Elliot lutando contra o Mr. Robot. Sua irmã, Darlene, comandando o fsociety e ganhando pressão deles para saber o que aconteceu com Elliot, tudo em um tom lento – de início, que melhora após a metade. Enquanto o mundo desaba – literalmente – ao redor de todos na história, as linhas paralelas de se desenvolvem de modo espetacular. No fim da temporada você pensa: O que realmente eu acabei de ver, e por que? Mal sabia que era uma gigante intro para o que viria depois.
Na terceira temporada todas as cartas estão na mesa, Elliot finge retornar amizade com Mr Robot para entender até onde vão seus planos, aparentemente existe ainda a parte final do caos já feito, e que mais machucou a sociedade em si do que ajudou. Enquanto Sua irmã e melhor amiga partem em situações que precisam decidir o caminho a seguir e o porque, sendo uma delas, se envolvendo com o hacker mais poderoso do planeta, que nada mais é do que o Ministro Chinês com intenções tão obscuras que promete fazer os mortos retornarem e que estamos, aos poucos, descobrindo agora na temporada quatro. Enquanto isto, o retorno daquele que um dia ofereceu o mundo ao Elliot, ele aceitou e não aceitou ao mesmo tempo (rá). A temporada é definitivamente a melhor, e fica com uma corrida contra tudo que Elliot fez e agora quer, e consegue, corrigir. Mas estão todos dispostos a pagar o custo das suas decisões, incluindo sua vida?
A temporada quatro está acontecendo agora, então, nada de spoilers, além de um dos episódios fantásticos que aconteceu em semanas recentes. “It’s cool, man. We don’t need to talk”, foi a fala dos acontecimentos do pós episódio anterior, onde Elliot está exausto. Aqui, o diretor e criador faz um experimento de um episódio inteiro sem fala alguma e muita ação.
Fiz o máximo para colocar uma das mais complexas e intrigantes séries, que sofre do mesmo problema de Breaking Bad, na TV sofre de reconhecimento, já no streaming funcionará muito e ainda terá sucesso pela frente. Sugiro muito o play lá na Amazon Prime Vídeo.
Até a próxima!