Lacradores & lacradores

Está cada vez mais difícil distinguir vozes com propósitos genuínos de outras que têm como finalidade a única e exclusiva auto-promoção. O biscoito que enche o bucho do ego mas não alimenta nenhuma transformação de fato parece estar em alta.
Lacradores & lacradores Lacradores & lacradores

Existe uma diferença tênue entre o que é uma voz capaz de colocar luz em um tema sensível e uma voz que busca o holofote para si mesmo. Obviamente, em um país com desigualdades gritantes, lutar por um direito, resistir a um abuso e mesmo estimular uma discussão de um assunto tabu são de largada posturas necessárias e urgentes.

Esse texto não tem a intenção de criticar essas vozes, ao contrário.

Agora, está cada vez mais difícil distinguir vozes com propósitos genuínos de outras que têm como finalidade a única e exclusiva auto-promoção. O biscoito que enche o bucho do ego mas não alimenta nenhuma transformação de fato parece estar em alta.

O problema da busca pela saciedade exclusiva da vaidade é que ela atrapalha quem está lutando para fazer a diferença de fato. Entendo que é possível ser vaidoso com um assunto e ao mesmo tempo ajudar. Não quero cair nessa simplificação perigosa que coloca tudo em uma caixinha de Fla-Flu, refiro me a quem quer só se promover.

Gente que lacra com textão em defesa dos Nordestinos, mas maltrata o porteiro Cearense no dia a dia. Empresários que defendem equidade salarial entre gêneros, mas não possuem mulheres no board. Turistas que esbanjam pose para saudar Yemanja, mas zombam da religião da empregada doméstica.

Pois é, não é só Deus que está vendo, nós também estamos de olho. Quando bater aquela vontade de passar vergonha, dá uma refletida antes de postar algo. Pensa se aquilo realmente é legítimo. Talvez exista algo mais importante do que seus likes.

Entre lacradores e lacradores. Esteja entre aqueles que buscam fazer a diferença ou apoie quem está realmente comprometido. Se não ajudar pelo menos não vai atrapalhar.

Pior, não queria ser eu a te diz isso, mas lacrar só por larcar tem disfarce frágil. Você até pode achar que está abafando, mas não. Então, dá uma segurada.

Tive um colega que sempre dizia que o autoelogio é uma espécie de desvio de caráter. Agora imagina isso disfarçado de uma boa intenção. Não sei dizer bem ao certo mas em uma escala de escrotidão isso me parece pior que as opiniões do cafona sincerão.

Pelo menos o ogrão tem a ignorância como aliado. Não está utilizando um tema sensível para obter benefício próprio.

E se for acusado de ter lacrado, espero que pelo motivo certo.

2 comments
  1. Concordo demais com essa reflexão. Cada vez mais tenho notado um esforço maior para o “parecer fazer” do que o fazer de fato.

    Sugiro para vocês a inclusão do botão de compartilhamento pelo Instagram.

Deixe um comentário