Numa animação de tirar o fôlego, o designer gráfico espanhol Cristóbal Vila evidencia conexões entre a geometria, a natureza e a arquitetura.
O curta Infinite Patterns, lançado em setembro de 2019, relaciona conceitos matemáticos, as quatro bases do DNA, os padrões de azulejos decorativos islâmicos e favos de mel. O filme de 3’51” é hipnotizante (assista com o som ligado), com uma extrema destreza técnica na utilização de recursos 3D:
O filme tem uma vasta base teórica de conceitos matemáticos aplicados na arte e nas ciências, consolidados ao longo do tempo. O artista documentou em detalhe todos esses fundamentos e também seu processo de criação gráfica no vídeo Behind the Scenes e nessa página do Etereastudios. Estes são um prato cheio para quem curte Matemática e trabalhos de animação em 3D.
O interesse de Cristóbal Vila pelo tema vêm de longa data e um de seus trabalhos mais conhecidos é Nature by Numbers (2010). Neste, ele traz a ideia de que desde os tempos antigos artistas e arquitetos usaram várias propriedades geométricas e matemáticas em suas obras. Isso pode ser observado pelo uso refinado das proporções por arquitetos do Egito Antigo, Grécia e Roma ou artistas renascentistas como Michelangelo, Da Vinci ou Rafael.
A ciência por trás de Nature by Numbers, que inclui a Sequência de Fibonacci e a Proporção Áurea, está documentada aqui para o deleite dos nerds de plantão ?.
Aproveita para assistir também: