O Royal Mint, a casa da moeda britânica, lançou recentemente três novas moedas estampadas com dinossauros, pela primeira vez na história.
The Dinosauria Collection é uma série de moedas de 50 centavos (50p) que reconhece a descoberta de fósseis pelos britânicos e uma colaboração com o paleoartista Bob Nicholls – especialistas do Museu de História Natural de Londres.
As moedas prestam homenagem aos três primeiros dinossauros encontrados na Grã-Bretanha moderna: o Megalossauro, o Iguanodonte e o Hylaeossauro.
Na época em que foram nomeados, os dinossauros ainda não eram categorizados como um grupo. O anatomista britânico Sir Richard Owen foi o primeiro a perceber que os restos das três criaturas descobertas na Inglaterra compartilhavam características comuns.
Ele chamou esse novo grupo de animais de Dinosauria em um artigo publicado em 1842, provocando fascínio por essas criaturas que perdura até os dias de hoje.
Aliás, a título de curiosidade: a palavra Dinosauria, em latim, deriva do grego deinos sauros, que significa “lagarto terrível”, apesar de esses animais serem ornitodiros, e, portanto, taxonomicamente distantes dos lagartos. Mas faz sentido…
Mais sobre a coleção aqui.