O texto a seguir foi baseado no vídeo “How To Prep For A Quarantine According To The Head Of The NYC Preppers Network” do canal Business Insider.
Esse guia é narrado por um cara chamado Jason Charles, um bombeiro e organizador-chefe do New York Preppers Network, um grupo onde ele e outros colaboradores trabalham se preparando para desastres naturais, pandemias e outras situações de emergência.
Nas palavras do próprio Jason Charles: “Um prepper é alguém que se prepara para desastres, emergências e praticamente, você sabe, pandemias como esta [do Coronavírus]. Nós vemos o que pode acontecer de ruim no futuro e reagimos nos preparando para o que quer aconteça.”
Com o Coronavírus em expansão no Brasil, muitas organizações e estabelecimentos estão tomando medidas para frear o contágio, dentre elas a mais importante é manter as pessoas isoladas dentro de suas casas. E eu resolvi adaptar esse vídeo americano que vi no meu feed para o formato de texto e em português.
A minha intenção aqui é ajudar e prestar um serviço de utilidade pública, não sou especialista em saúde nem um profissional capacitado, apenas estou tentando contribuir usando as palavras de alguém que entende do assunto de quarentena e isolamento e outas fontes confiáveis, e acrescentando uma ou outra coisa para tentar dar uma leveza ao texto.
O espaço físico: Onde você deve se isolar
Prédio
- Depende da estrutura do seu prédio. Um prédio com uns 200 apartamentos em média possui um enorme fluxo de pessoas, tanto moradores quanto visitantes (amigos, familiares, prestadores de serviço, etc.), então existe muita exposição.
- Quando chegar ao seu apartamento (mesmo que não seja um grande prédio) lave muito bem as mãos várias vezes, e faça a desinfecção de maçanetas e interruptores, e evite colocar a mão “suja” em outros objetos da casa (controle da TV, talheres, etc.).
Casa
- Melhor lugar possível para se isolar já que a casa é sua. Vocêconsegue controlar o fluxo de pessoas indo e vindo e não precisa se preocupar em tocar em superfícies comuns à prédios (botão do elevador, portas), mas a atenção para a desinfecção das superfícies de contato deve ser mantida.
Os Itens Essenciais: Como se preparar
- Para um isolamento de duas semanas as principais necessidades são comida e água, e os seus próprios remédios caso faça algum tratamento contínuo.
- Para evitar um alarde desnecessário, faça a estocagem de alimentos somente se houverem pessoas do grupo de risco (idosos, diabéticos, hipertensos e imunossuprimidos) na casa ou se você apresentar os sintomas respiratórios.
- Compre apenas as comidas que você irá comer e que você realmente precisa, o necessário para se manter. Procure comprar alimentos básicos e não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, temperos. Dê preferência a alimentos com valor nutritivo e deixe para comprar o pacote família de Doritos em promoção depois da quarentena.
- Prefira também alimentos enlatados já que estes possuem uma vida útil maior do que os alimentos frescos. Então itens como milho, atum, molho vermelho para misturar em massas e carnes. No entanto, esses alimentos não são recomendáveis no caso de pessoas hipertensas por conta da quantidade de sódio que eles contêm.
- Além disso, cereais, oleaginosas (amendoins e castanhas), e carnes congeladas são recomendáveis (embalar as carnes em pacotes a vácuo pode estender em meses a vida útil desses alimentos).
- Se você tiver crianças em casa, procure se abastecer com lanches rápidos (biscoitos), frutas com uma vida útil maior do que as demais, como maçãs, e alguns poucos doces. Garanta que eles e os demais moradores façam 3 refeições por dia.
O cálculo de quanta comida você deve ter
- Para um isolamento de duas semanas, você deve calcular 3 refeições por dia por 15 dias, totalizando 45 refeições.
- Caso você more sozinho, pode optar por fazer 2 refeições por dia, o que deve estender os 15 dias de comida para 22 dias.
- Você deve racionar a sua comida mas não a sua água. Racionar água é ruim pois você corre o risco de entrar num quadro de desidratação.
- Segundo o Jason Charles, toda pessoa deve consumir dois galões de água (algo em torno de 7,5 litros) por dia. Um galão para sua higiene pessoal e outro para você beber.
- Se você tem bichos de estimação nessa situação de isolamento, procure comprar mais ração do que ele ou ela está acostumado a comer.
- Se o seu animal come um saco de ração por mês, compre dois sacos para garantir.
- Caso a ração acabe antes da quarentena, não existe opção a não ser começar a dividir a sua comida com ele.
- Não existe muito exagero no que você pode fazer em relação a estocar comida, o grande lance é evitar que falte e que você precise sair do seu isolamento para comprar mais.
- Ah e sobre os aplicativos de delivery/retiradas de comida como iFood, Uber Eats e Rappi recomenda-se, se possível, fazer o pagamento da sua comida pelo aplicativo para evitar o contato com o entregador, e checar se há a possibilidade dele só deixar a comida na porta da sua casa ou do seu prédio.
As Atividades: Mantendo a sua cabeça e seu corpo saudáveis
- Existe uma ansiedade quando se pensa na possibilidade de ficar doente e/ou de ficar preso dentro de casa por dias a fio. E você pode combater a eventual monotonia e o tédio com entretenimento.
- Estamos em 2020 e existe a tecnologia para nos manter ocupados: Redes Sociais, Netflix e outros streamings de vídeo, Spotify e outros streamings de música e podcasts, YouTube, televisão, videogames, jogos no celular, livros. A lista é bem longa.
- Ainda existem os jogos de tabuleiro e o baralho de cartas, caso você fique entediado das outras coisas.
- Converse com os outros: Se você tiver com quem conversar dentro de casa, ótimo. Se você mora sozinho se prepare para fazer ligações e trocar muitas mensagens no WhatsApp.
Exercícios
- Se exercitar ajuda não só a manter a mente ocupada como auxilia na saúde do seu corpo. É recomendado fazer exercícios como flexões, agachamentos, pular corda (se você tiver uma corda). Se você tiver alguma barra ou peso, faça também. Exercícios de Yoga são bem cotados.
- Existem muitos sites e aplicativos que dão dicas de como se exercitar em casa, sem precisar de itens como pesos. Uma pesquisa no Google ou na App Store/Google Play e você deve encontrar algo.
- Se você é rato de academia e está sedento por um exercício, você também pode fazer igual um corredor de maratonas chinês que, no seu isolamento do coronavírus, correu em torno da mesa de jantar da sua casa o equivalente a 10 km.
O isolamento é sim, importante
Segundo o Jason Charles, o isolamento numa situação como a do Coronavírus é importante por conta de velocidade com a qual esse vírus se espalha.
Não é recomendável que você vá aos pronto-atendimentos se estiver com sintomas leves como uma febre baixa ou nariz escorrendo, já que os profissionais desses locais vão priorizar os casos mais graves (que podem ser decorrentes do Coronavírus): pacientes com falta de ar, febre e tosse. No caso dos sintomas leves, procure um posto de saúde ou um médico, a fim de que você evite o risco de uma contaminação num pronto-atendimento.
A melhor forma de você combater esse vírus é lavando bem as suas mãos. Aqui vale uma menção para se ter cuidado com o uso do álcool em gel: em excesso ele pode causar fissuras na pele e proporcionar um ambiente que favorece o abrigo de microorganismos patogênicos.
Eu vou deixar aqui embaixo nas referências o link de um artigo publicado pelo Ministério da Saúde com as orientações mais completas de como evitar a propagação do vírus. Eu recomendo fortemente que você leia, até porque eles são a fonte mais confiável nesse assunto.
Recomendo também o hotsite da Microsoft sobre o contágio (https://www.bing.com/covid) e o canal do Átila Iamarino, o cara do Nerdologia. Ele está fazendo um trabalho sério e muito importante cobrindo boa parte do que tá acontecendo nessa epidemia. Ah e tem uma sub no reddit com informações sérias e discussões de pessoas da área sobre o Coronavírus no Brasil.
Lembrando que se você for contra as regras da quarentena e do isolamento e contra as diretrizes de segurança recomendadas, você está ajudando o vírus a se espalhar ainda mais. Em outras palavras, você está sendo parte do problema, não da solução. Não vai ser fácil, mas se todo mundo fizer sua parte e ajudar nessa contenção, logo menos poderemos voltar às nossas rotinas. Coragem!
Referências:
https://www.youtube.com/channel/UCSTlOTcyUmzvhQi6F8lFi5w/videos