O Hubble, mais famoso telescópio do mundo, completou em abril 30 anos no espaço, produzindo algumas das imagens mais incríveis que a humanidade já teve acesso fora da Terra. O satélite artificial, que começou a ser idealizado em 1946, só foi para o Espaço em 24 de abril de 1990, se mantendo por lá desde então com diversas manutenções e atualizações.
Para celebrar a data, a NASA colocou no ar um site que reúne as principais imagens, notícias e informações que o trazem como protagonista. Dá para fazer uma interessante imersão na história do Hubble, entender mais sobre sua parte técnica, sobre as descobertas que ele ajudou a chegar, ou simplesmente se maravilhar com fotos e vídeos de galáxias, planetas, cometas, estrelas e tantas outras coisas que não conhecemos, mas que são impossíveis de passar alheias ao olhar.
Abaixo, um apanhado de registros transformados em vídeo para a celebração, além de algumas outras imagens, como teaser para quem se empolgar com a história registrada pelo Hubble:
*Curiosidades: a astrônoma Nancy Grace Roman, primeira executiva mulher da NASA, é considerada a “mãe do telescópio Hubble” por seu papel no desenvolvimento do projeto do telescópio. Já o nome do projeto é uma homenagem a Edwin Powell Hubble, que revolucionou a astronomia ao identificar que a velocidade de afastamento das galáxias é proporcional à sua distância.