Quando se fala em políticos, normalmente os nossos olhos já se reviram quase como um reflexo involuntário, mas é sempre um deleite saber que ainda existem governantes que buscam fazer a diferença no sentido positivo, mesmo quando isso deveria ser a regra e não a exceção! (Pfff)
Portanto, esse texto não é sobre ideologia política, polarização ou “coxinhas” X “mortadelas”, mas sobre ser imparcial, justo e dar o devido valor a atitudes dignas de aplausos.
Marcelo Rebelo de Souza, advogado, professor universitário durante mais de 40 anos e presidente de Portugal desde 2016, voltou à sala de aula (virtual) para falar a crianças e jovens do 1º ao 9º ano na última segunda-feira, dia 15 de junho, dentro do projeto “Estudo em Casa”, um programa da parceria entre o Ministério da Educação e a RTP, empresa pública do país que engloba estações de rádio e tv.
Com incrível espontaneidade, simpatia e carisma, ele falou sobre cidadania, elencando 10 lições de vida extraídas desse momento da pandemia.
Ainda se lembrou dos idosos, portadores de necessidades especiais, confessou ser um beijoqueiro (minha parte preferida do vídeo! rs) e conclamou os jovens a serem solidários e resistentes, como têm sido até aqui.
Dedique 30 minutinhos a essa aula formidável, clicando aqui:
Para conhecer melhor o projeto “Estudo em Casa” da RTP, tem outros vídeos AQUI
O outro belo exemplo vem do presidente Reuven Rivlin, de Israel, que também tem dedicado o seu tempo a se envolver com as crianças.
Nessa quarentena ele tem aparecido semanalmente ao vivo no Facebook e no YouTube para contar histórias infantis, com o intuito de ajudar as famílias a atravessarem esse momento difícil com um pouco de fantasia e leveza.
O programa se chama a “Hora da história com o presidente Rivlin” e a primeira obra que ele leu foi o livro hebraico “Dira Lehaskir” (“Quarto para alugar”), de Lea Goldberg.
“Por isso, resolvi ajudar os pais e dar a eles um pequeno intervalo, convidando as criancas a me acompanharem nesta hora da história, seja toda a família ou seja só as crianças, enquanto os adultos aproveitam para tomar um café, sem os celulares”, disse o presidente.
Para assistir a essa cena inusitada, veja o vídeo (com legendas em inglês) aqui:
Iniciativas encantadoras assim tendem a ser um sucesso, justamente por ser algo tão improvável, né?
E pelo visto a meninada israelense tem curtido esse novo e inusitado papel do seu presidente.
Veja na galeria de fotos.
Só lembrando que Israel é uma república parlamentarista.
Reuven Rivlin é o atual presidente, desde 2014 e o primeiro-ministro, desde 2009, é Benjamin Netanyahu.