Por que cartuchos do Nintendo Switch tem o gosto ruim?

A culpa é do benzoato de denatônio, colocado justamente com a intenção de gerar o sabor amargo

O antigo ato de assoprar os cartuchos de videogame perdeu o sentido nas gerações atuais. Os jogos são baixados no console ou armazenados em discos, mas algumas empresas ainda usam versões modernas desses aparatos.

Uma delas é a Nintendo e seu videogame Switch. A máquina optou por uma versão parecida com um cartão SD. E, por ser tão pequeno, essas peças podem ser perdidas com mais facilidade. Ou engolidas por crianças pequenas.

A solução para evitar isso? Fazer os cartuchos terem um gosto ruim. A newsletter Now I Know conta essa história:

O sabor vem de uma substância chamada benzoato de denatônio, comercializada comercialmente como Bitrex. Segundo o site da Bitrex, o Guinness World Records reconhece o benzoato de denatônio como “a substância mais amarga do mundo”. Além disso, o Bitrex, se você “colocar um dedal cheio de Bitrex em uma piscina olímpica”, poderá “detectar a amargura nesses dois milhões e meio de litros de água”.

Isso também é bom, porque o benzoato de denatônio pode ter um gosto horrível, mas é inofensivo. Os fabricantes costumam adicioná-lo a seus itens tóxicos para impedir que as crianças engulam o material realmente prejudicial – as crianças tendem a cuspir o item revestido com benzoato de denatônio em vez de engoli-lo.

(…)

O único problema com a solução? Pode não funcionar. Os pesquisadores revisaram anteriormente os dados por trás do envenenamento acidental para ver se as crianças tinham menor probabilidade de engolir anticongelante “contaminado” com benzoato de denatônio, e os resultados não eram promissores. Em 2009, o Poison Control resumiu as descobertas em seu site: “dois estudos citados acima não apoiam um papel desse produto químico na redução de envenenamentos, não intencionais ou intencionais”.

Add a comment

Deixe um comentário