O monstro deserto não anda, ele voa. São as famosas e temidas tempestades de areia com ventos que transportam dunas inteiras pelo ar. E a falta de chuvas, cada vez mais escassas, é a autorização para decolagem.
Por isso em 2005 foi aprovado, entre 11 países africanos, um projeto espetacular e de proporções épicas, para criação de uma grande muralha verde com 8.000 km de extensão e 15 km de largura. O Great Green Wall. É praticamente o mesmo tamanho da Muralha da China, mas feita de plantas.
Em 2008 a muralha começou a ser construída, já mostrando resultados positivos. Uma das dificuldades é justamente descobrir quais as melhores espécies de plantas para serem utilizadas, e algumas variedades tem sido desenvolvidas em laboratório exclusivamente para esse fim.
Lembra um jogo de futebol americano gigantesco, com os dois times enfileirados, frente a frente. De um lado o monstro de areia, do outro a inteligência humana se atrevendo a enfrentar o gigante que já derrotou impérios inteiros, o romano inclusive.
Demais!
Ótimo artigo. Recomendo.