O Spotify se mostrou resiliente em seus ganhos no segundo trimestre, ao mesmo tempo em que divulgava as tendências de consumo que deveriam alertar o setor de publicidade em geral.
A gigante do streaming de áudio digital disse que começou a ter um impacto modesto no número de horas transmitidas por sua plataforma. “Em 30 de junho, as horas de consumo global se recuperaram para os níveis anteriores ao COVID”, disse a empresa em seu comunicado de resultados do segundo trimestre. “Todas as regiões se recuperaram totalmente, com exceção da América Latina, que é aproximadamente 6% abaixo dos níveis de pico anteriores à crise global da saúde”.
Enquanto isso, as tendências de consumo da plataforma estão começando a voltar ao normal: a audição no carro no final do trimestre estava menos de 10% abaixo dos níveis pré-pandêmicos, disse o Spotify, depois de se recuperar de um declínio de 50% em abril. Áreas onde a propagação do COVID-19 parece estar diminuindo, como A região Ásia-Pacífico e a União Européia lideraram a recuperação do consumo, segundo o Spotify.
A empresa disse que também viu um aumento na inadimplência em relação ao trimestre anterior, mas “as coisas se recuperaram significativamente em junho, quando houve um aumento nas reativações”, disse a empresa.
Embora a receita publicitária tenha sofrido um declínio acentuado de quase 21% em relação ao ano anterior, para US $ 154 milhões, houve “melhoria significativa” em junho, pois a receita caiu apenas 12% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com a empresa. A receita de usuários premium – pessoas que não ouvem anúncios ao ouvir música – gerou US $ 1,9 bilhão, 17% a mais em relação ao ano anterior e 3% em relação ao trimestre anterior.
No geral, a receita total da empresa foi de aproximadamente US $ 2,2 bilhões, um aumento de 13% em relação ao ano anterior e de 1,5% em relação ao trimestre anterior. A empresa disse que viu um momento de receita melhorado na metade do segundo trimestre, que continua até o terceiro trimestre, e espera atingir suas metas para o ano inteiro.
Podcasts em crescimento
Enquanto isso, o Ad Studio – plataforma de autoatendimento do Spotify – e seus canais de Podcast tiveram crescimento de dois dígitos e superaram as expectativas, informou a empresa. O Spotify passou algum tempo desenvolvendo seus recursos programáticos e dados de público para transformar sua plataforma com o objetivo de se tornar “o Facebook dos anúncios de áudio”.
Os ouvintes de podcast ouvem anúncios, independentemente de pagarem à empresa ou não. Como resultado, a empresa vem expandindo significativamente suas ofertas de conteúdo com uma enxurrada de acordos recentes que incluem “The Joe Rogan Experience” e trazendo todo o catálogo da DC Comics para sua plataforma. No início deste mês, o Omnicom Media Group disse que comprometeria US $ 20 milhões nos próximos cinco meses em anúncios de podcast do Spotify. A notícia foi significativa, já que o acordo comprometeu o investimento inicial em publicidade – uma prática geralmente reservada para canais mais tradicionais, como a TV linear.
O Spotify disse que 21% de seus 299 milhões de usuários ativos mensais agora se envolve com seu podcast de 19 por cento no trimestre anterior. “O consumo continua a crescer a taxas de três dígitos ano a ano”, disse a empresa em seu comunicado de resultados do segundo trimestre.
Enquanto isso, as receitas de anúncios de podcast em todo o setor devem subir para cerca de US $ 813 milhões este ano, um aumento de 15% em relação a 2019, de acordo com um relatório de julho divulgado pelo Interactive Advertising Bureau.