Consumo recente do Spotify sinaliza retorno a média pré-pandemia (Ásia-Pacífico e Europa)

Todas as regiões se recuperaram totalmente, com exceção da América Latina, que é aproximadamente 6% abaixo dos níveis de pico anteriores à crise global da saúde.

O Spotify se mostrou resiliente em seus ganhos no segundo trimestre, ao mesmo tempo em que divulgava as tendências de consumo que deveriam alertar o setor de publicidade em geral.

A gigante do streaming de áudio digital disse que começou a ter um impacto modesto no número de horas transmitidas por sua plataforma. “Em 30 de junho, as horas de consumo global se recuperaram para os níveis anteriores ao COVID”, disse a empresa em seu comunicado de resultados do segundo trimestre. “Todas as regiões se recuperaram totalmente, com exceção da América Latina, que é aproximadamente 6% abaixo dos níveis de pico anteriores à crise global da saúde”.

consumo global começam a retornar para os níveis anteriores ao COVID

Enquanto isso, as tendências de consumo da plataforma estão começando a voltar ao normal: a audição no carro no final do trimestre estava menos de 10% abaixo dos níveis pré-pandêmicos, disse o Spotify, depois de se recuperar de um declínio de 50% em abril. Áreas onde a propagação do COVID-19 parece estar diminuindo, como A região Ásia-Pacífico e a União Européia lideraram a recuperação do consumo, segundo o Spotify.

A empresa disse que também viu um aumento na inadimplência em relação ao trimestre anterior, mas “as coisas se recuperaram significativamente em junho, quando houve um aumento nas reativações”, disse a empresa.

Embora a receita publicitária tenha sofrido um declínio acentuado de quase 21% em relação ao ano anterior, para US $ 154 milhões, houve “melhoria significativa” em junho, pois a receita caiu apenas 12% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com a empresa. A receita de usuários premium – pessoas que não ouvem anúncios ao ouvir música – gerou US $ 1,9 bilhão, 17% a mais em relação ao ano anterior e 3% em relação ao trimestre anterior.


No geral, a receita total da empresa foi de aproximadamente US $ 2,2 bilhões, um aumento de 13% em relação ao ano anterior e de 1,5% em relação ao trimestre anterior. A empresa disse que viu um momento de receita melhorado na metade do segundo trimestre, que continua até o terceiro trimestre, e espera atingir suas metas para o ano inteiro.

aumento de 13% em relação ao ano anterior e de 1,5% em relação ao trimestre anterior.

Podcasts em crescimento

Enquanto isso, o Ad Studio – plataforma de autoatendimento do Spotify – e seus canais de Podcast tiveram crescimento de dois dígitos e superaram as expectativas, informou a empresa. O Spotify passou algum tempo desenvolvendo seus recursos programáticos e dados de público para transformar sua plataforma com o objetivo de se tornar “o Facebook dos anúncios de áudio”.

Os ouvintes de podcast ouvem anúncios, independentemente de pagarem à empresa ou não. Como resultado, a empresa vem expandindo significativamente suas ofertas de conteúdo com uma enxurrada de acordos recentes que incluem “The Joe Rogan Experience” e trazendo todo o catálogo da DC Comics para sua plataforma. No início deste mês, o Omnicom Media Group disse que comprometeria US $ 20 milhões nos próximos cinco meses em anúncios de podcast do Spotify. A notícia foi significativa, já que o acordo comprometeu o investimento inicial em publicidade – uma prática geralmente reservada para canais mais tradicionais, como a TV linear.

O Spotify disse que 21% de seus 299 milhões de usuários ativos mensais agora se envolve com seu podcast de 19 por cento no trimestre anterior. “O consumo continua a crescer a taxas de três dígitos ano a ano”, disse a empresa em seu comunicado de resultados do segundo trimestre.

Enquanto isso, as receitas de anúncios de podcast em todo o setor devem subir para cerca de US $ 813 milhões este ano, um aumento de 15% em relação a 2019, de acordo com um relatório de julho divulgado pelo Interactive Advertising Bureau.

Add a comment

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use