O assédio é uma prática de violência que submete homens e mulheres a um processo de fragilização, dissolução de autoestima e auto depreciação.
Situações de assédio sexual e moral estão presentes em relações de trabalho desde a Idade Média e no Brasil desde os tempos da escravidão. Mesmo sendo considerado crime vigente no Código Penal, sobrevive graças ao medo e silêncio das vítimas e à falta de uma rede de apoio e proteção.
Em relação ao mercado de comunicação, uma pesquisa realizada pelo Grupo de Planejamento, escancarou a realidade obscura e grave do assédio nas grandes empresas do setor: 90% das mulheres entrevistadas já sofreram algum tipo de assédio, seja moral ou sexual; 51% foram assediadas sexualmente no ambiente de trabalho e, desse número, 39% dos casos envolveram contatos físicos. Além disso, para 89% das mulheres, o assédio moral faz parte do cotidiano de trabalho.
Como criar, implementar e fazer valer políticas antiassédio que tenham resultado de curto prazo na realidade das empresas? Para resolver esse job, a iniciativa do MORE GRLS recebeu: Pedro Reiss, CEO da Wunderman Thompson; Juliana de Faria, Diretora das organizações irmãs Think Olga e Think Eva; e Daniele Mattos, Market Engagement & Culture Senior Analyst na Mutato e Co fundadora na Indique Uma Preta.
Sobre o “Job pra Ontem”
“Job pra Ontem” é o podcast do MORE GRLS que pretende não só discutir, como ajudar a resolver os grandes problemas da indústria da comunicação. Sabe aqueles que incomodam todo mundo, mas a gente estava com tanto job na mesa que ficaram pra depois? Pois é, colocamos na pauta e como prioridade. O prazo? Pra ontem.
Sobre MORE GRLS:
“O MORE GRLS é um instituto sem fins lucrativos que visa aumentar o número, o valor e a visibilidade das mulheres criativas nas áreas da publicidade, design e conteúdo. Somos dedicadas a mudar a cultura corporativa, mostrando que ter uma equipe diversa é diferencial de negócios, e não somente responsabilidade social.”