O pessoal do Blog do iPhone fez um post com o passo-apasso de como registrar o seu RG Digital.
A Polícia Civil de São Paulo acaba de lançar RG DIGITAL SP, versão digital da nova cédula de identidade.
Mas para conseguir instalar no seu iPhone, são necessários alguns requisitos.
Para registrar a forma digital do RG, é obrigatório:
- ter o RG emitido pela Polícia Civil de São Paulo
- a emissão precisa ser posterior a 4 de fevereiro de 2014, que é quando o cadastro biométrico passou a ser feito. O que diferencia é que a numeração é vermelha e há um QR code no verso.
Quem não possui a versão com cadastro biométrico, pode solicitar uma segunda via do RG, mas terá que ir presencialmente lá fazer.
Mesmo sendo específico para documentos emitidos em São Paulo, o RG Digital tem validade em todo o território nacional. Porém, a versão do celular não substitui o documento em papel.
O RG Digital só pode estar instalado em um único aparelho. Em caso de perda ou roubo, o cidadão pode baixar o documento em outro aparelho, o que fará que no primeiro celular ele seja descadastrado.
Como instalar o RG Digital
Para ter a versão digital do seu RG no seu iPhone, siga os passos:
① Baixe o aplicativo
Instale o app RG Digital SP no seu iPhone ou Android.
② Leia o QR Code
Abra o app e, no momento solicitado, aponte a câmera do celular para o código QR situado na parte traseira do seu RG. Se não existir um, o documento não é compatível.
③ Faça uma selfie
O aplicativo pedirá que você registre seu rosto para realizar o reconhecimento facial. Isso garante que nenhuma outra pessoa além de você conseguirá instalar o seu RG.
④ Cadastre uma senha
Apenas 4 dígitos, que não podem ser esquecidos. Há a opção de ativar o Touch ID ou o Face ID.
Depois de todo o processo realizado, as informações são analisadas pelo app e, caso a prova de vida seja confirmada, a versão digital aparece no aplicativo após alguns minutos.
Acesso irregular à câmera
O novo recurso do iOS 14 de informar quando a câmera frontal está sendo usada revelou que o aplicativo RG Digital SP usa a câmera constantemente, mesmo quando teoricamente não precisaria.
Seria isso um bug do estagiário da equipe que desenvolveu o aplicativo, ou algo maquiavelicamente implementado para vigiar os cidadãos?
Nós apostamos na primeira opção. E esperamos que esse “bug” seja consertado o mais rapidamente possível. Enquanto isso, é possível impedir que o app tenha acesso à câmera (após o cadastro ser feito) em Ajustes › Privacidade › Câmera.