O vice-presidente de jogos do Facebook, Jason Rubin, disse que a introdução de serviços de jogos em nuvem permitirá que a empresa ofereça jogos mais complexos em sua plataforma que ainda funcionam “de maneira rápida e contínua”.
O WSJ observou que a adoção de serviços de jogos em nuvem tem sido lenta, pois os serviços não têm grandes títulos e os amigos dos jogadores podem não ter uma assinatura do serviço.
Cerca de 380 milhões de usuários jogam no Facebook todos os meses, que continuará a oferecer jogos instantâneos baseados em HTML5. Esse pode ser o grande potencial da plataforma já que dependerá de um play simples, direto no Facebook para iniciar um jogo.
“Estamos trabalhando com jogos gratuitos, jogos que são tolerantes à latência, pelo menos para começar”, diz Jason Rubin, para o The Verge. “Não estamos prometendo 4K, 60 fps, ou cobrança mensal. Não estamos tentando fazer com que você compre um hardware, ou um controle.”
A plataforma começará em teste no US com os jogos Asphalt 9: Legends, Mobile Legends: Adventure, PGA TOUR Golf Shootout, Solitaire: Arthur’s Tale e WWE SuperCard.
Toda a estrutura vem da PlayGiga, uma startup de jogos em nuvem que o FB comprou por US$ 78 milhões em 2019. O serviço será lançado na web e no aplicativo Android. Não estará disponível no iOS devido a restrições de usabilidade.
Ainda sem previsão para expansão global.