O filme, dirigido pelo jornalista de tecnologia e correspondente da Vanity Fair, Nick Bilton, explora o culto das celebridades online e das redes sociais por meio de um experimento social. No documentário, três pessoas com poucos seguidores nas redes são escolhidas para se tornarem influenciadores famosos.
Para torná-los “falsos famosos”, uma equipe os ajuda a comprar seguidores e contratar bots para curtir e comentar suas postagens. Eles produzem fotos para parecer que foram tiradas em outro lugar (geralmente mais exótico) e posam em cenários falsos. “O que as pessoas percebem é que na maioria das vezes não é real”, diz uma das fontes especializadas do filme no trailer.
No clipe, vemos o experimento social ganhar força, à medida que as pessoas escolhidas para ser “falsamente famosas” desfrutam de todas as vantagens de ser um influenciador, incluindo ser convidado para eventos de prestígio e ganhar freebies. No entanto, também vemos a luta que inevitavelmente vem com isso – estresse, dissociação e mal-estar – revelando o quão artificiais podem ser os bastidores da vida do influenciador.
No final do trailer, um dos sujeitos está sentado em um cenário feito para parecer um jato particular: “Há tanta coisa que se passa em retratar algo que não está realmente lá”, diz ele. “É um circo completo.”
Fake Famous, estreia na HBO Max e na HBO em 2 de fevereiro.