A Zebra Neon da Pepsi é um case de branding e design

Tanto na inovação do produto, como no design, a “Neon Zebra” da PepsiCo busca disruptura na categoria de coquetéis.
A Zebra Neon da Pepsi é um case de branding e design A Zebra Neon da Pepsi é um case de branding e design

À medida que as tendências continuam mostrando mais consumidores bebendo em casa, a Pepsi decide trazer um produto quase inédito: misturador de coquetéis (em tradução literal), ou seja, uma mistura pronta feita de suco natural e sem adoçantes artificiais, que você usa para fazer o seu mix em casa.

O lançamento está marcado para dia 1º de março. São 4 sabores iniciais: margarita, strawberry daiquiri, whiskey sour e mojito.

Para chegar a esses sabores a PepsiCo testou 40.000 receitas diferentes antes de chegar à essas combinações, diz a diretora de marketing Cristina Zahka.

E porque dizer que é um case de branding e design?

Primeiro, o branding:

Não há branding no mundo que salve um produto ruim, ou inadequado, ou que as pessoas não desejem. Então, de certa forma, branding começa do produto, da solução que ele entrega, do desejo que ele desperta, da satisfação que ele traz.

E que solução é essa?

Enquanto a Coca Cola aposta na venda de bebidas alcoólicas gaseificadas (já prontas na embalagem), a Pepsi segue um caminho diferente: ela analisou tanto o aumento de consumo de bebidas em casa, como o crescimento de vendas de mixers de drinks. Com um olhar (que eu acredito) mais amplo, a Pepsi tem nas mãos a chance de trazer um produto disruptivo. Uma mistura pronta que você acrescenta o tipo de álcool adequado e faz seu próprio mix.

A Zebra Neon da Pepsi é um case de branding e design
Mercado de mixer de coquetéis cresce 28% em 2020 (inclui mixers, Ginger Beer, Club Soda e Tônica)

Ou seja, a Pepsi está entrando pra valer na categoria de misturadores de coquetéis exatamente quando as pessoas procuram coquetéis fáceis de fazer.

Solução pura (literalmente) 😂.

Sobre o naming, também gostei da ousadia, porque se o produto não vingar, vão dizer que “deu zebra”. Mas se vingar, a zebra pode ganhar outro significado: o de diferenciação, afinal em um campo aberto, quando você ouve de longe um galope, logo pensa que é um cavalo, nunca que é uma zebra.

E o design?

Bem, até o momento em que este post foi escrito, só tivemos acesso à essa imagem: 4 latinhas que, segundo reportagens, brilham! Fazendo jus ao neon que tem no nome.

O design saltou aos meus olhos pelos traços minimalistas e a combinação de cores vivas. Mas deixamos aqui a imagem para você mesmo dizer o que achou, combinado?

A Zebra Neon da Pepsi é um case de branding e design

Resumindo: a Zebra Neon pode dar muito certo, como pode dar muito errado, óbvio!

Toda inovação e ousadia exige a coragem para assumir esse risco.

Mas só por assumirem o risco, buscando um produto diferenciado, com design cool, eu já fico interessado e estou na espera de chegar nas prateleiras daqui para eu poder provar.

Add a comment

Deixe um comentário