Anhanguera: Tá difícil estudar em casa?

Uma série de vídeos que mostra as dificuldades de estudar em casa, criados pela Ogilvy.
Anhanguera: Tá difícil estudar em casa? Anhanguera: Tá difícil estudar em casa?

As escolas e universidades, você já sabe, são uma das mais afetadas pela pandemia. Sem previsão de retorno às aulas presenciais, todas tiveram que estruturar-se para levar a experiência do ensino presencial para o online.

Mas por mais que se use VR, imersão, monitor de 40 polegadas, conexão por fibra ótica, fones de ouvido que cancelam o som externo… ainda assim não é o mesmo que ir para a facul, sentar na cadeira, conversar com a galera enquanto espera o professor ou professora entrar pedindo silêncio.

Esse é um assunto que divide opiniões, eu sei. Muitos são adeptos e amantes do EAD. Eu particularmente fico naquelas: enquanto o EAD for uma das opções, acho muito vantajoso. Mas no momento em que ele vira a única opção, vai me euxarindo as forças. Gosto do híbrido, das possibilidades e não da amarração.

Mas independente de quem ama ou odeia o EAD, uma coisa é fato: existem muitas dificuldades para um aluno ter um bom desempenho através de aulas online. Conexão que trava, áudio fica picotado ou, como no caso dessa série: desafios relacionados ao próprio ambiente caseiro como a “mamãe” do marombado levar um lanchinho com a xícara “bebezão da mamãe”; o barulho de uma furadeira, alguém que passa lá atrás enrolado em uma toalha, crianças brincando de bola dentro de casa, ou os gatos que não te deixam em paz.

De maneira bem humorada a Anhanguera quer mostrar que está 100% pronta para te receber com segurança.

A meu ver, uma forma inteligente e jovial de se antecipar ao retorno às aulas presenciais (quando essas puderem retornar), mostrando que estão preparadas no sentido de manter aqueles protocolos que a gente conhece (máscara, distanciamento, menor volume de alunos por sala, etc.).

Mas também pode ter aí uma certa “pressão” subentendida, para que o retorno às aulas aconteça o quanto antes.

Ou, uma terceira hipótese minha é que a Ogilvy e a Anhanguera previam que o retorno ao presencial aconteceria antes. Como sabemos, as agências estão pensando os próximos 6 meses do cliente. Há 6 meses não se imaginava uma segunda onda de contaminação similar à primeira, e as vacinas estavam já em fases finais de teste, aprovação e distribuição.

De toda forma esses vídeos me divertem e entristecem ao mesmo tempo.

Divertem porque a música, as pausas, o estilo “TikTok”, a sonoridade… reflete o ar sempre jovial da marca. Divertem porque seria legal ver essa campanha junto com o anúncio nos principais jornais do Brasil: “Escolas e faculdades retornam ao ensino presencial”.

E entristecem pelo motivo de que essa manchete estampada em capas de jornais está longe de acontecer… e nem temos previsão de quando será possível fazer “high-five” com os amigos, carregando um caderno na mão, indo levar o livro na biblioteca para renovar a assinatura.

Ficha Técnica:
“A Anhanguera é uma das maiores instituições acadêmicas do Brasil. Desde o início da pandemia do coronavírus, 100% dos alunos estão estudando em casa, o que significa estudar incluindo todas as distrações e contratempos. Como faculdades e universidades foram gradualmente reabertas após o bloqueio do coronavírus, convidamos os alunos a voltar às salas de aula com vídeos no estilo TikTok seguindo o conceito “Tem sido difícil estudar em casa quando todos estão em casa?”

Créditos:
Agência: Ogilvy, São Paulo, Brasil
CCO: Felix Del Valle
Diretores de Criação: Felipe Gaucho , Eduardo Doss
Redatores: Felipe Gaucho , Claudia Pimenta , Denise Plácido
Diretores de arte: Eduardo Doss , Luiz Bagatin
Produção de Filme: Café Royal
Diretor de Cinema: Manu Carvalho
Produção de Som: Áudio Shuffle
Diretor de Som: Henrique Ruiz Nicolau

Add a comment

Deixe um comentário