Não foi fácil, mas a paiN Gaming levou o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), neste domingo, 18, em uma disputa acirrada com a Vorax. De acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2020, a equipe está entre as mais conhecidas dos gamers brasileiros. Criada em 2010, a paiN já foi considerada a maior equipe de e-sports da América Latina. Seu último título do CBLoL foi em 2015, a equipe já venceu em 2013, e agora se tornou tricampeã.
Além da representatividade em termos de performance, a paiN Gaming protagonizou parcerias importantes do ponto de vista de marketing. Em 2019, fechou um acordo histórico com a Coca-Cola que passou a ser patrocinadora para a equipe de League of Legends e renovou no ano passado. Outra parceria estratégica do time é com a TIM Live, que também renovou em 2020. Também patrocinam a equipe, das marcas não endêmicas, BMW, BS2 e AME Digital.
À época da renovação, Yugo Motta, então gerente de comunicação e marketing integrado da Coca-Cola Brasil, destacou o papel estratégico dos e-sports para engajar com os fãs.“Iniciamos nossa parceria no ano passado e toda a energia e interação entre os fãs da equipe e marca foi surpreendente”, afirmou. Para a TIM, de acordo com Marcio Estefan, Head da Unidade Residencial & PME da TIM Brasil, o principal ganho foi se aproximar ainda mais do público gamer, consumidor relevante de banda larga.
No caso da BMW, também foi um acordo emblemático, já que foi a primeira incursão da marca alemã no mundo dos e-sports. Um dos objetivos da marca, ao anunciar o acordo, é de se aproximar do público que é apaixonado por tecnologia e performance. Momento importante de reestruturação comercial do time foi em 2019, logo após a chegada de Allan Fernandes, egresso da Webedia, o time estruturou uma área comercial com o objetivo de oferecer soluções integradas para as marcas parceiras. À época, Allan, hoje sócio da 3C Gaming, destacou o trabalho focado em expansão de negócios. “Trouxemos profissionais com grande experiência no mercado publicitário, para atuarmos de forma consultiva em todas as frentes. Queremos proporcionar as melhores soluções para as marcas não-endêmicas entrarem com legitimidade no cenário dos esports e gaming no Brasil”, disse.