Fanta usa test & learn para não dar bola fora nos games

Fanta usa test & learn para não dar bola fora nos games Fanta usa test & learn para não dar bola fora nos games

A Fanta vem se notabilizando, nos últimos anos, como marca que dialoga com várias vertentes da cultura geek. Depois de criar um super-herói para a CCXP, ou voltar ao Fortnite, no ano passado, com um novo espaço exclusivo, a marca investe novamente nos games, desta vez com a ativação no Habbo Hotel, jogo da Azerion que possui mais de 30 milhões de usuários no Brasil. O projeto foi divulgado na mesma semana em que a 8ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) mostrou que 75,8% dos gamers brasileiros afirmam jogar mais durante o período de isolamento, fruto da pandemia.

Dentro do social game, que simula um hotel, a marca expandiu seu posicionamento “Galera com Mais Cores”. A ação criada pela WMcCann/Kolab, em parceria com a Azerion, se desenvolve em um espaço exclusivo dentro do Habbo. “O objetivo é inspirar os jogadores a lutarem contra o cinza e espalharem diversão, tornando o mundo mais colorido e divertido”, diz a marca.

Fanta usa test & learn para não dar bola fora nos games
A Fanta desenvolveu dois mapas para Fortnite, em 2019 e 2020, com o objetivo de ampliar os aprendizados da marca no universo dos games

“Esta é mais uma ação que visa dar continuidade e expandir a conexão da marca com games, trazendo diversão para as pessoas através de experiências que não interrompam, mas sim façam parte do seu dia-a-dia”, comenta Carla Dart, líder de comunicação de Fanta no Brasil. “As análises nos levaram ao universo de games e a parceria com um jogo como o Habbo Hotel, uma das maiores comunidades virtuais do mundo, voltado para o público jovem, foi o match perfeito. Conseguimos plugar a marca ao consumidor e esperamos gerar conversas e hábitos de consumo”, afirma Bruno Lino, Head do Kolab na WMcCann.

Os aprendizados com Fortnite

A atuação de Fanta em games não é nova. Em 2019, a marca criou o “Arena Fanta” no Fortnite, jogo com mais de 200 milhões de usuários no mundo. Na ocasião, a marca chegou a ter mais de 10 mil acessos que foram complementados com conteúdo e conexão com influenciadores. Em outubro do ano passado, criou mais um novo mapa, o “Lanchou” que ficou disponível até dezembro. Neste caso, as ações foram desenvolvidas pela Ogilvy Brasil.

Além das ativações, a Fanta também desenvolveu uma parceria com a Player 1, plataforma de games do Grupo Globo e ativações envolvendo o jogo Clash Royale. Pedro Abbondanza, diretor de marketing da Coca-Cola, faz um balanço da atuação da marca nos games e pontua alguns aprendizados ao investir neste universo. “O ano passado foi chave para ampliar nossa conexão com os games, mas importante lembrar que a ligação entre Fanta e este universo é algo que já estamos construindo há anos e daremos sequência à grandes ações, como Fortnite, e ampliamos outras, como Clash Royale e nossa parceria com Player 1”, explica.

Fanta usa test & learn para não dar bola fora nos games
Parceria com a Player 1, plataforma de games da Globo também incluia o desdobramento da ação em conteúdo

“Para ter relevância num mundo tão grande, temos investido muito em aprender os códigos desse universo, e ter um bom  relacionamento com pessoas e parceiros que fazem parte dos games (de forma endêmica ou não), para assim levarmos experiências incríveis e entretenimento aos nossos consumidores. O conceito de ‘test & learn’ é extremamente importante. Fazer acontecer para ouvir a reação das pessoas e ir ajustando durante a jornada é crucial, mas precisamos lembrar sempre que nada disso pode acontecer sem antes nos aprofundarmos no universo, para não ‘dar bola fora’. Ser consistente também é um ingrediente necessário”, explica.

De acordo com Abbondanza, o caminho de patrocinar um evento ou time de e-sports é uma solução que muitas marcas adotam em um ano e depois mudam de rumo no ano seguinte, abandonando os parceiros e não criando conexões verdadeiras. “O aprendizado aqui é como trazer consistência para a estratégia, sempre com inovação. Fortnite é um belo exemplo: ano passado lançamos nosso primeiro mapa criativo no game e este ano demos continuidade por meio de um novo mapa com muitos desafios semanais”, afirma.

Add a comment

Deixe um comentário