10 ótimos tabuleiros (um pouco mais) complexos

Na última segunda-feira de cada mês, O Compilado tem uma edição especial. Neste fim de abril, o tema é jogo de tabuleiro. Mas não aqueles fáceis de aprender. Para jogar (e se divertir, principalmente) é preciso um pouco de dedicação ao aprender as regras e táticas. Spoiler: vai valer a pena. Vamos lá:

1. Em The Castles of Burgundy os jogadores constroem assentamentos e castelos, buscando sempre otimizar os recursos e os pontos de vitória. Visualmente não é muito atraente, mas é um jogão.

2. Coelhos disputando um mapa. O tema inusitado de Bunny Kingdom entrega um ótimo jogo de draft de cartas e controle de área, além de artes e componentes belíssimos.

3. Com uma ótima versão digital, Lords of Waterdeep traz a cidade do RPG mais famoso do mundo para sua mesa. Construa edifícios, realize missões com aventureiros e atrapalhe a estratégia de outros lordes.

4. Mistura de caça ao tesouro, controle de incêndio e jogo cooperativo, Dead Men Tell No Tales coloca os jogadores em um navio em chamas. Enfrente uma tripulação de mortos-vivos antes que o navio exploda ou os piratas morram de exaustão.

5. Sabe aquele momento antes da partida de RPG em que você fica criando sua ficha de personagem? Roll Player é isso, mas com uma mecânica de compra de dados e para obter habilidades e pontos extras.


6. Criação brasileira, o Masmorra: Dungeons of Arcadia era o antigo Masmorra de Dados, um sucesso do financiamento coletivo. Possui miniaturas lindas, componentes caprichados e uma jogatina ágil de exploração de… bem, masmorras.

7. Em Dogs: Card Game, cada jogador cuida de um canil, resgatando cachorros, hospedando caninos e ampliando o espaço da construção. Um jogo fácil de entender, mas com diversas formas de pontuar.

8. Um clássico de alocação de trabalhadores, Stone Age leva os participantes para a idade da Pedra, onde cada tribo deve sobreviver e buscar melhorias (sem esquecer de alimentar todos os membros).

9. Compatível com os dois jogos anteriores da mesma série, Century: O Novo Mundo leva os jogadores para a América do século XVI. Negocie recursos e aloque trabalhadores para obter a melhor pontuação.

10. Em Kingsburg, os jogadores administram territórios, coletando recursos, construindo edifícios e treinando tropas, antes que os invasores do inverno ataquem. Um tabuleiro belíssimo e pioneiro na alocação de dados.


O Compilado é uma publicação trisemanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Inscreva-se na newsletter, confira os posts antigos no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!

Add a comment

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use