Na última Pesquisa Game Brasil 2021, que pode ser lida com mais detalhes aqui no Update or Die, o crescimento no número de pessoas que se consideram gamers no Brasil é uma realidade que se acelera nos últimos anos. Além da democratização da tecnologia e a possibilidade dos jogos mobile, essa ascensão também se deve a estratégias desenvolvidas por publishers para o mercado local e o investimento na expansão do mundo dos games para um olhar de negócios e cultura.
Presente no Brasil desde 1999, a Ubisoft levou à risca essa visão de expansão do universo dos games. Iniciativas como a que foi lançada na semana passada, o reality show “No Gás do Just Dance”, levando o universo do jogo homônimo para a televisão, reforça o foco da companhia, nessas décadas, em entender outros formatos e maneiras de dialogar com comunidades, mas, sobretudo, buscar novos públicos.
A Bruna Soares, diretora de negócios estratégicos da Ubisoft no Brasil, em várias das entrevistas que já me deu nos últimos anos, sempre destacou dois aspectos importantes: parceria com marcas e a expansão do universo. “No Just Dance, já tivemos diversos mapas temáticos de Coca-Cola, em Watch Dogs tivemos uma campanha da Diesel. Além disso, podemos extrapolar para ações locais como nos e-sports, que é hoje um dos principais centros de investimento em games para marcas não-endêmicas”, explica.
E diante desta dinâmica, existe outro elemento que é chave para a integração das marcas: entregar relevância. “O jogador, hoje, não tolera a interrupção sem propósito, o efeito para as marcas se for por esse caminho, pode ser exatamente o oposto do desejado”, afirma. Segundo Bruna, “o mais importante é entregar algum tipo de benefício ou entretenimento real. Isso mostra, de forma genuína, que a marca conhece e valoriza a comunidade gamer.”.
Nesses últimos anos cobrindo o mundo dos games e e-sports considero sim muitos aspectos importantes da Ubisoft em termos de legado para o ecossistema. Vou destacar, abaixo, alguns cases emblemáticos e que trazem algo muito além das inserções tradicionais de marcas ou de licenciamento apenas. A empresa fechou o ano de 2020 com mais de 15 parceiros licenciados no Brasil de material escolar, cartão de crédito passando por joias.
Multiplataforma
Just Dance e Coca-Cola
O projeto expande uma parceria que começou com licenciamento e amplia a base de fãs do game.
Licenciamento
Credicard e Assassin’s Creed
A possibilidade de ter um personagem do jogo favorito ou levar os personagens de um jogo para novos consumidores amplia o alcance de um licenciamento.
Eventos
Just Dance, Game XP e Tik Tok
A Game XP, que leva o universo dos games para a vida real, foi o palco perfeito para poder conectar com novos fãs com foco em experiência.
Patrocínio
KFC, BBL e Rainbow Six Siege
Levar marcas para fomentar torneios e apoiar a competitividade é um movimento em ascensão e que toca em um ponto central das comunidades, o crescimento.
Talentos
Just Dance e M.A.C
O projeto desconstruiu a questão de gênero e mostrou que marcas inicialmente associadas ao público feminino têm muito o que fazer nessa indústria.
Na semana, passada, nesta outra matéria sobre propriedade intelectual, eu explico, com a ajuda da WIP como esse universo integrado mencionado acima compõem um nicho muito importante no entretenimento, o das EIPs.
Volto logo com mais novidades de negócios, marcas e conteúdo do mundo dos games e e-sports!
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