Sabemos que a pandemia influenciou o mundo inteiro. A maioria das pessoas, por exemplo, teve que mudar rotinas e hábitos de comportamento. Uma delas – e talvez a mais evidente – é o uso cada vez mais frequente de aplicativos que dão destaque para os conteúdos de humor e entretenimento.
Mas por que esses apps estão fazendo sucesso?
Hoje em dia é importante ressaltar que o sucesso desses aplicativos está atrelado ao branding robusto construído pelas marcas, mas também a alta procura das pessoas por conteúdos engraçados, principalmente por estarem em casa devido o isolamento social e, também, com o objetivo de distrair a mente dos problemas e focar em assuntos agradáveis e divertidos.
Novo cenário
Com toda essa mudança na procura por materiais engraçados, o cenário mudou para o criador de conteúdo. “Hoje não basta apenas ter fotos bonitas, os criadores precisam investir em publicações com teor humorístico e ficar atento aos memes, tendo em vista que o engajamento desse tipo de conteúdo é extremamente alto, devido principalmente, à elevada taxa de compartilhamento que geram”, afirma o especialista em mídias sociais Aldrin Nery.
Hoje, um dos apps mais utilizados para este tipo de conteúdo é o Tik Tok. A rede social está no mercado desde 2016, mas diversos fatores de 2020 corroboraram para a aceleração e a escalabilidade do negócio. Nesse quesito, podemos comentar sobre estratégias e ações tomadas pela empresa e que tem como foco usuários e usuárias da plataforma, uma das ações é uma espécie de retribuição, isso significa que a ação está intrínseca ao ato de retribuir os e as internautas toda vez que visualizam os vídeos da rede social, o que Aldrin considera uma ótima estratégia para reter e fidelizar o público.
Através dessa nova tendência de produzir conteúdos multimídias e viralizar na internet, o Instagram, app concorrente, começou a ter funções semelhantes às do TikTok, como por exemplo o Reels. “Hoje o Instagram chega a ter um sistema de reconhecimento sobre a produção de vídeos, se tiver a logo do app vizinho o alcance aos seguidores são diminuídos, ou seja, eles querem que a pessoa produza o vídeo na plataforma e aí sim a entrega será otimizada. É uma troca entre o criador de conteúdo e o Instagram”, explica o especialista.
Com o público dividido, os dois aplicativos seguem investindo em conteúdos engraçados. O TikTok anunciou nestes dias que irá aumentar o tempo máximo de gravação, com o objetivo de prender o usuário por mais tempo na plataforma. Já o Instagram se posicionou como uma rede social de vídeos e não mais de fotos, agora irá engajar muito mais os vídeos engraçados do que apenas fotos bonitas, mas muitos usuários não gostaram da mudança anunciada.