Eliud Kipchoge: o maratonista mais rápido do mundo. De novo

Todo bom corredor sabe exatamente quem é Eliud Kipchoge, mas para quem desconhece, basta saber que ontem (25/09/2022) ele bateu o recorde mundial de maratona, de novo!

Aos 38 anos, Eluid venceu pela 4a vez a Maratona de Berlim, e bateu seu próprio recorde de 2018, sendo 30 segundos mais rápido com 2h01m09s.
Ao final da prova, em entrevista, ele declarou : “ainda há mais nas minhas pernas. Espero que o futuro ainda seja ótimo. Minha mente ainda esta se movendo, o corpo ainda absorvendo o treinamento”.

Mas o que o queniano Eliud Kipchoge tem de tão especial se recordes são batidos a toda hora?

Além da humildade e dos recordes, Eluid nos mostra que alguns limites simplesmente não existem. Em 2018, o atual Campeão Olímpico (Brasil, 2016), entrou para a história como o primeiro homem a quebrar a barreira das 2 horas na maratona, em um evento da Nike, quando conseguiu correr os 42,195 Km em 1h 59min e 40seg.

Segundo cientistas e estudiosos, tal feito só seria alcançado após 2027, de acordo com a evolução humana. O evento em Viena foi preparado especialmente para a tentativa sub 2h, com uma equipe de 42 corredores se revezando em times de 7 grandes corredores para bloquear o vento formando um funil para o corredor em grupos alternados, umas das razoes pelas quais a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) não ratifica o tempo como um recorde mundial.

Além de ser a cara das campanhas e lançamentos da Nike, Kipchoge ainda colabora no desenvolvimento dos tênis cada vez mais responsivos da marca.

Tudo isso, somado à vontade de continuar fazendo história e quebrando tabus, o queniano de 38 anos parece não ter limites. E assim, leva nossa espécie a outro patamar! Keep running!

Colaborou com texto Aline de Moura Leatti, treinadora de corrida

Add a comment

Deixe um comentário