Depois de anos longe das telas e das grandes produções, Brendan Fraser voltou aos holofotes de Hollywood em grande estilo. Seu último filme, A Baleia, foi apontado como uma das grandes estreias de 2022 e pode ser um favorito do Oscar. E a maior prova disso é que o ator foi aplaudido de pé em alguns festivais de cinema por seu trabalho no filme.
Fraser interpreta Charlie, um professor de inglês obeso que dá um curso online e desenvolve o hábito de comer demais após um desgosto – o que já está afetando sua saúde. Charlie vive com a perda do amor de sua vida, sua ex-aluna Ellen, com quem vive após deixar a esposa e a filha Ellie (Sadi Sink) quando Ellie tinha apenas um ano de idade.
No filme, Fraser veste um traje protético e circula pelo apartamento onde mora no filme, sempre auxiliado por um andador ou cadeira de rodas. O filme também usa CGI em algumas cenas.
Transformações
A transformação dos atores é impressionante. Um artigo recente da Vanity Fair relatou que Frazier ganhou de 22 a 136 quilos extras durante as filmagens.
Além disso, a mobilidade do personagem é severamente limitada. Várias pessoas estavam sempre à disposição para ajudar Fraser a se levantar, sentar e levá-lo pelos 70 degraus entre o estúdio e o toalete. No início da produção, o ator passava de cinco a seis horas por dia na cadeira de maquiagem para ser Charlie.
The Whale é baseado no romance de mesmo nome de Samuel D. Hunter, que também escreveu o roteiro. Além de Fraser e Sadie Sink (“Stranger Things”), o elenco também inclui Hong Zhou (“Watchmen”), Samantha Morton (“The Walking Dead”) e Ty Simpkins (“Jurassic World”).
Produzido pela A24, estúdio responsável por sucessos como “Hereditary” (2018) e “Tudo ao Mesmo Tempo” (2022), “A Baleia” ainda não tem data de estreia nos cinemas brasileiros.