Serviço global de comunicação de voz, vídeo e texto, o Discord divulga “O Efeito Emoji”, estudo global sobre as complexidades da linguagem universal dos emojis.
O levantamento com 16 mil pessoas em todo o mundo identifica como as gerações mais jovens, incluindo a Geração Z e os Millennials, estão moldando o futuro dos emojis para aprofundar a expressividade pessoal e as conexões, além de melhorar a confiança e a honestidade na comunicação digital. O Discord vê uma média de 4,3 bilhões de emojis usados a cada semana globalmente em sua plataforma e continua avaliando o que sua base de usuários, principalmente a Geração Z, quer dos emojis.
Emojis são segredo para construir conexão, confiança e união on-line
O estudo do Discord mostra que quase todos os usuários brasileiros de emoji (98%) os utilizam com seus amigos e família. Além disso, 82% dos entrevistados no Brasil indicam que os emojis permitem que eles se sintam corajosos o suficiente para expressar os seus sentimentos verdadeiros.
Em particular, 81% dos jovens adultos brasileiros (de 18 a 34 anos) sempre/frequentemente usam emojis, tornando-os os mais propensos a usar emojis quando comparados aos mais velhos (71% para 35-44 anos, 69% para 45-45 anos). 54, 60% para 55-64 anos e 60% para 65 anos ou mais).
Mais de 4 em cada 5 brasileiros relatam que…
● Emojis ajudam a aproximar as pessoas (83%).
● Emojis os ajudam a se sentir mais conectados com as pessoas ou com a comunidade com a qual estão conversando (84%).
● Emojis ajudam a imitar conversas presenciais em um ambiente virtual (86%).
● Têm a mesma sensação de conexão ao usar emojis com as pessoas como se estivessem vendo suas expressões faciais/emoções pessoalmente (83%).
Ainda segundo o levantamento feito no Brasil pelo Discord, os emojis fortalecem essas conexões e relacionamentos. Os usuários brasileiros de emojis sentem que os emojis fazem exatamente isso em seus relacionamentos com seus amigos (79%) e familiares (76%). Os entrevistados no país indicam ainda que os relacionamentos com parceiros amorosos (74%) e com interesses amorosos/ficantes (55%) são fortalecidos pelo uso de emojis.
Emojis são a chave para tornar comunicação digital mais humana
O levantamento “O Efeito Emoji” indica que mais de nove em cada 10 brasileiros sentem que os emojis permitem que eles expressem seu senso de humor (93%) e suas emoções (92%).
Mais de 4 em cada 5 brasileiros relatam que…
● Saber usar os emojis faz com que suas conversas corram mais suavemente (85%).
o As mulheres brasileiras são mais propensas do que os homens a se sentirem assim (88% vs. 82%).
● Quando veem outras pessoas usando ou reagindo a mensagens com emojis, eles sentem que podem baixar a guarda (84%).
o As mulheres brasileiras são mais propensas do que os homens a se sentirem assim (88% vs. 81%).
“Um dos comportamentos mais populares que estamos vendo em nossa plataforma é o uso dos emojis, então estávamos realmente interessados em entender como eles fazem as pessoas se sentirem e qual é o seu potencial total”, revela Nicole Brendis, diretora de marketing de produtos de consumo do Discord. “Entre a Geração Z, vimos um forte desejo de que os emojis não apenas representassem suas emoções, mas também criassem conexões mais profundas de maneiras mais autênticas.”
Metodologia da pesquisa
O Discord entrevistou 16 mil pessoas com mais de 16 anos nos EUA, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Japão, Canadá e Austrália para desvendar como os emojis são importantes para a autoexpressão e a união na comunicação digital. A pesquisa foi conduzida de 16 de agosto a 7 de setembro de 2022. Os entrevistados nesta pesquisa foram selecionados entre aqueles que concordaram em participar das pesquisas da Harris Poll. Entre os entrevistados, 9.066 tinham idades entre 16 e 25 anos (Geração Z), incluindo Estados Unidos (2.010), Austrália (2.011), Brasil (2.007), Canadá (2.010), França (2.010), Alemanha (2.007), Japão (2.009) e Reino Unido (2.010).
A precisão da amostragem das pesquisas on-line da Harris é medida usando um intervalo Bayesiano credível. Para este estudo, os dados da amostra são precisos dentro de + 1,2 pontos percentuais usando um nível de confiança de 95%, e certas perguntas foram feitas a uma base reduzida de usuários de emoji. Este intervalo credível será mais amplo entre os subgrupos de interesse entre os participantes.