Tema do dia: “If I Were a Rich Man” (Fiddler on The Roof)

Essa é a história de um tema musical que não vai sair da sua orelha até o final do dia (pelo menos).

Melodias como:

“Yubby dibby dibby dibby dibby dibby dibby dum”.

Ou ainda

“Ya ha deedle deedle, bubba bubba deedle deedle dum.”

A música é “If I Were a Rich Man”, do musical da Broadway de 1964, Fiddler on The Roof (Um violinista no telhado). A peça, que virou filme em 1971, é uma relíquia judáica. Esteve em cartaz em SP no meio do ano.

O gênero dessa música, o Klezmer, é típico de festas e casamentos (como o mais famoso Hava Nagila), cheio de Iaba-daba-dús (como diria o Fred Flintstone) e é característico da europa oriental, misturando no mesmo caldeirão a Russia, a Romênia e Grécia.

Então, ates de seguir com o post, vamos assistir a deliciosa cena  de 71, em que “If I Were a Rich Man” é cantada.

O tema, como avisei, gruda. E foi se misturando a cultura americana e até jamaicana (cheia de judeus) virando referências frequentes em improvisos de jazz e reggaes.

Abaixo, uma amostra dessa jam toda.

Primeiro, a versão do grande Cannonball Adderley Sextet. Depois, a versão ska dos Soul Brothers, banda judaica Jamaicana.

E por último, esse maluco sensacional que achei no Youtube, que é puro deleite, fazendo a versão com outra letra, o “Tradition”. Ligou o Casiotone na tomada e mandou ver.

Yubby dibby dibby dibby dibby dibby dibby dum pra você!.

1 comments

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use