SXSW: quem tocou aonde?

Com o SXSW se aproximando, tenho a necessidade e o instinto de falar sobre os lugares e artistas icônicos que subiram nos palcos de lá.

Austin é um daqueles lugares onde acontece de tudo. E tudo acontece por lá.

É uma cidade tão única que tem 365 dias por ano com música ao vivo. E com o SXSW se aproximando, tenho a necessidade e o instinto de falar sobre os lugares e artistas icônicos que subiram nos palcos de lá.

Escolhi 3 desses lugares para que, se você que está lendo esse texto for comparecer ao festival, entenda que a história do Rock and Roll e do country não seriam a mesma sem Austin. Vamos lá:

The Broken Spoke

Típico Saloon americano, de teto baixo e palco simples, que serve cerveja local (não ouse tomar outra marca) e tem uma história que caminha paralela e totalmente independente do festival. Ouso dizer que os nativos e antigos frequentadores não gostam da visita dos viajantes publicitários que aparecem por lá.

E por lá tocaram Willie Nelson, Garth Brooks, Dolly Parton, George Strait, Kris Kristofferson e… acho que tá bom, né?

Continental Club

Esse pequeno, vermelho e rústico bar tem algo mágico, que inspira e encanta quem ama música e a cultura dos anos 1950 e 60. Aberto desde 1955, viu a história do rock and roll desde o berço. 

Billy Gibbons, Jimmy Vaughn, Toni Price, Robert Plant,J ames Burton e tantos outros. Ah! E se você cair por lá, bem capaz que encontre uma agradável noite com a banda que acompanhou Johnny Cash. Só isso.

Antone’s Blues

Esse local é uma espécie de Vaticano da música americana. Deveria ser tombado, beatificado. Um templo. Daqueles lugares onde tudo pode acontecer! Um palco de médio porte para receber a história da música. Sem grades, divisões ou impedimentos.

Mas lembre-se: é um bar e não uma casa de shows, o que deixa a experiência ainda mais divina. É só ficar atento e contar com um pouco de sorte. Quem fez isso pode ver de perto: Fats Domino, John Lee Hooker, Delbert McClinton, Pinetop Perkins, Muddy Waters, Albert Collins, Jimmy Reed, B.B. King, Buddy Guy, Stevie Ray Vaughn, Billy Gibbons, Leon Russell, Gary Clark Jr, Ray Charles, Chuck Berry, George Clinton e tome reticências…

Agora, some todos os nomes que tocaram nesses 3 lugares. Faça uma playlist e se imagine por lá. Tudo pode acontecer. E acredite: pode mesmo.

Add a comment

Deixe um comentário