O falso talk show gerado por IA com Steve Jobs, Elon Musk, Schwarzenegger e Jesus

As versões virtuais de personalidades estão alcançando um novo patamar. Ganharam mais forma e autonomia. Conversam com você, inclusive.

E a inteligência artificial continua surpreendendo. É capaz de criar conteúdo 100% falso, mas incrivelmente plausível.  Depois de todos aqueles Deepfakes do Tom Cruise e do Obama, o negócio agora é stream de Deepfake de personalidades  (alguns já mortos), turbinados por mais IA.

Graças a junção de diferentes categorias de IA (texto, video, voz) podemos assistir, por exemplo, uma conversa entre o Elon Musk e o Steve Jobs, absolutamente fiéis ao estilo dos originais tanto na aparência quanto na personalidade e raciocínio. Ou com Dave Chappelle, Donald Trump, Keanu Reeves. E por que não, Jesus. Claro, isso já existe há algum tempo, tem até apps com as personalidades. Mas só por texto. Agora, temos o pacote completo. Corpo, voz, expressão facial.

Veja o Elon Musk (um dos donos da Open AI) se mostrando preocupado com os avanços da IA e o Steve Jobs mais tranquilo.

https://youtu.be/-YtDY7-1ruk

Quer mais? Não são apenas videos roteirizados e pós-produzidos. São chatbots mesmo, que ficam de plantão 24h por dia, prontos para responder, cada um seguindo suas características e suas personalidades.

Jesus disponível 24/7 

Para falar com Jesus, você pode seguir a linha mais ortodoxa e rezar. Ou, clicando aqui para uma experiência mais interativa.

“Jesus, você pode fazer um rap sobre o seu pai?”

Como isso é possível?

Tudo é feito pelo belga Bachir Boumaza (o “Athene”) , um cara de quarenta anos, conhecido pelo seu canal no Twitch, o “Athene AI Show“, que por sua vez tem uma seção dos “Athene AI Heroes“. No começo ficou famoso por suas transmissões ao vivo enquanto jogava World of Warcraft, mas depois desenvolveu esse projeto de hospedar versões de IA de algumas das personalidades mais importantes do planeta. 

O Elon desse video não é real! :)

A geração dessas versões virtuais, assustadoramente reais, começa começou ainda com o chatGPT3 que tem a capacidade de emular o estilo de personalidades (o conhecido hack de prompt do “aja como…”). A partir daí foi basicamente um processo incremental, trazendo voz e video pra brincadeira. Aliás, segundo o Bachir, a intenção é mesmo brincar, são paródias e possuem uma tarja permanentemente avisando que se trata de um conteúdo falso.

Schwarznegger, Keanu Reeves e Steve Carell

Vale reforçar: essas respostas não foram roteirizadas. Depois do set up montado, a IA toma conta e responde por conta própria, com requintes de humor sofisticados. É como gerar uma pessoa mesmo.

E o que vai acontecer com os filmes? As séries? A música? Serão invadidos por atores/cantores virtuais e mais baratos e sempre disponíveis? 

“Embora o programa possa retratar interpretações de personalidades conhecidas de uma forma às vezes indistinguível da realidade, o rótulo de ‘paródia’ estará sempre visível na tela enquanto a IA estiver ativa. O único propósito deste show é paródia e comédia. Perguntas sugeridas ou declarações de bate-papo que possam ser vistas como sensíveis, controversas, antiéticas ou depreciativas não serão aceitas e não serão respondidas pela IA.

Bachir Boumaza
Add a comment

Deixe um comentário