A Digital Public Library of America (DPLA) lançou o The Banned Book Club para garantir que os leitores em comunidades afetadas por proibições de livros possam agora acessar livros proibidos gratuitamente por meio do aplicativo Palace e-reader.
O Banned Book Club disponibiliza versões em e-book de livros proibidos para leitores em locais nos Estados Unidos onde os títulos foram proibidos. Os e-books estarão disponíveis gratuitamente para os leitores por meio do aplicativo Palace e-reader. “Na DPLA, nossa missão é garantir o acesso ao conhecimento para todos e acreditamos no poder da tecnologia para promover esse acesso”, disse John S. Bracken, diretor executivo da Digital Public Library of America.
“Hoje a proibição de livros é uma das maiores ameaças à nossa liberdade, e criamos o The Banned Book Club para alavancar os poderes duplos das bibliotecas e da tecnologia digital para garantir que todos os americanos possam acessar os livros que desejam ler”.
Utilizando a segmentação geográfica baseada em GPS, a DPLA estabeleceu bibliotecas virtuais em comunidades nos Estados Unidos onde os livros foram proibidos. Quando um leitor está dentro de uma comunidade servida por uma biblioteca que foi forçada a banir um livro, ele pode visitar TheBannedBookClub.info para ver os livros exatos que foram banidos em sua área. Em seguida, eles podem baixar esses livros gratuitamente em qualquer dispositivo portátil por meio do aplicativo Palace e-reader.