Você sabe qual é a música número 1 no Shazam da Indonésia? Claro que não. Mas eu conto. É um case. A música é a “Nihon No Fureeba” e a letra é mais ou menos assim:
“Pão macio, nori crocante, molho Yakiniku e um sabor autêntico
McDonald’s Taste of Japan, Que sabor incrivelmente único.”
Ué, mas é um jingle do McDonald’s?! Sim, mas como um jingle do McDonald’s virou a música pop mais tocada no país?
“Porque ninguém sabia que era um jingle. As letras estavam em japonês, sem tradução, e as pessoas achavam que era um J-Pop!” explica Ravi Shanker, Diretor Criativo Chefe da Leo Burnett Indonésia.
O Case do “Nihon No Fureeba”
“A cultura pop japonesa é forte na Indonésia. As pessoas amam músicas pop japonesas e as colocam em suas playlists, cantam junto, até mesmo usam camisetas legais com letras japonesas – tudo isso sem entender o que significam.”
Essa descoberta cultural impulsionou a Leo Burnett a criar a música Nihon No Fureeba, em colaboração com a cantora indo-japonesa Ica Zahra. Ica lançou a música como seu aguardado single japonês, sem legendas.
Em uma semana, o vídeo da música foi visualizado mais de três milhões de vezes. A música se tornou o tema das rádios, e centenas de covers e danças no TikTok foram feitos.
“Nihon No Fureeba”
As letras estavam de fato promovendo o relançamento dos burgers Taste of Japan do McDonald’s, com nori crocante e molho Yakiniku. De repente, a atenção de todos se voltou para os hambúrgueres.
Com o lançamento de Nihon No Fureeba, a curiosidade das pessoas pelos hambúrgueres aumentou tão rapidamente que as vendas da primeira semana superaram os últimos 3 anos.
Michael Hartono, Diretor de Marketing do McDonald’s Indonésia, diz: “No fim das contas, a campanha faz as pessoas amarem não apenas os hambúrgueres, mas também a marca. Mesmo depois que as pessoas perceberam que era um anúncio, elas ainda continuam cantando-a no karaokê, e a música – quer dizer, o jingle – agora está em milhares de playlists do Spotify até hoje.”