A onipresente questão sobre a Inteligência Artificial (IA) substituindo trabalhadores e/ou roubando seus empregos não é daquelas que possa ser respondida com um simples “sim” ou “não”. A verdadeira resposta depende de vários fatores, principalmente do tipo de trabalho em questão.
Atualmente, a Inteligência Artificial se destaca em tarefas individuais.
Por exemplo, uma pesquisa da Retool com mais de 1.500 trabalhadores da área tecnológica revelou que 88% deles estão utilizando IA para:
- Assistência em código/consulta (48%).
- Redação de textos (33%).
- Depuração de erros (32%).
- Análise de dados (30%).
A Boa Notícia para Trabalhadores
Para a maioria dos profissionais o trabalho funciona através de uma série de fluxos de trabalho menores – e não apenas em tarefas isoladas. Por exemplo, engenheiros escrevem código, analisam dados e escrevem e-mails. Até o momento, a IA tem mais ajudado a aumentar a produtividade desses trabalhadores do que substituído seus empregos.
O Impacto da Inteligência Artificial em Trabalhos de Tarefas Únicas
No entanto, alguns empregos consistem mais em tarefas únicas. Um estudo (The Short-Term Effects of Generative Artificial Intelligence on Employment: Evidence from an Online Labor Market) indicou que, logo após o lançamento do ChatGPT, houve uma diminuição nas oportunidades e nas taxas de pagamento para freelancers em redação. Com o tempo, a IA certamente será capaz de realizar mais tarefas de trabalhos de colarinho branco*, mas isso não significa necessariamente uma perda generalizada de empregos.
Um Contexto Histórico
Para entender melhor, vale a pena olhar para o passado. Em 1900, 36% da população empregada nos EUA trabalhava na agricultura. Hoje, esse número é de apenas 1,2%, enquanto o desemprego é inferior a 4%.
Por Que Isso Importa: Inteligência Artificial, Perda e Criação de Empregos
Sim, a IA vai assumir alguns empregos, mas também vai criar novos. A melhor coisa a fazer hoje é aprender a trabalhar em conjunto com a IA em seu campo de atuação. Um exemplo disso é que 63% dos empregadores na área de tecnologia agora preferem pessoas que sabem programar com a ajuda da IA, e não apenas aquelas que sabem programar.
Conclusão
Enquanto a IA continua a evoluir, é crucial adaptar-se e colaborar com essas tecnologias, tanto para melhorar a produtividade quanto para garantir relevância no mercado de trabalho futuro. A IA não é apenas uma ameaça de substituição, mas também uma oportunidade para o desenvolvimento de novas habilidades e profissões.
*empregos em ambientes profissionais, muitas vezes associados a uma certa quantidade de conhecimento especializado ou habilidades. Tipicamente, esses empregos estão em setores como negócios, educação superior, saúde e direito, e podem incluir papéis como executivos, gerentes, advogados e médicos. Esses trabalhos costumam ser bem remunerados e exigem um alto nível de educação formal.