Mapa dos Festivais divulga pesquisa sobre os eventos brasileiros

A Coca-Cola, seguida por Heineken e Amstel, lideram os patrocinadores desse tipo de evento.
Lollapalooza Brasil music festival crowd with stage lights and live performance displayed on large screens. Lollapalooza Brasil music festival crowd with stage lights and live performance displayed on large screens.

O Mapa dos Festivais, uma plataforma de conteúdo sobre os eventos do gênero, divulgou o Panorama de 2023. O apanhado de dados agora apresenta “ao público de festivais, à indústria da música, do entretenimento e às marcas, uma investigação do mercado de festivais de música no Brasil em 2023.”

Ainda que o levantamento tenha sido feito apenas com os eventos cadastrados na plataforma, há bastante informação, já que 298 festivais de música (138% a mais que em 2022) serviram como fonte.

Alguns dados até podem ser previstos, como a supremacia da região sudeste, com 171, e São Paulo liderando os estados com mais realizações de festivais, com 83. 

Se em 2023, 71 festivais estrearam na cena musical, apenas 4 ultrapassaram a maioridade: Abril Pro Rock, Festival MADA e Festival da Lua Cheia estão entre aqueles com mais de 25 anos. 

66% são de pequeno porte e 20% podem ser chamados de superstar. O valor médio de ingressos é R$329, sendo o Lollapalooza o mais caro, com o ingresso médio custando R$3.001.

Djonga, Pitty, Matuê e Mc Cabelinho foram os maiores frequentadores de line up, com 19 shows cada um. 

O rock está morto? Não é o que a pesquisa mostra. O rock e o rap, inclusive, são os gêneros presentes tanto no Top 5 estilos musicais quanto no Top 5 estilo musicais dos artistas. Pop e MPB também foram citados.

Mas quem botou banca mesmo foram os festivais Multigênero, que abriram caminho para a entrada do samba e do pagode. Alcione e Péricles foram os maiores representantes dos dois estilos: ela fez 8 shows em festivais multigênero; ele, 6. 

A Coca-Cola, seguida por Heineken e Amstel, lideram os patrocinadores de festivais do país. O Top 5 é composto integralmente por marcas de bebidas.

Mais dados da pesquisa podem ser acessados por um cadastro de e-mail na plataforma Mapa dos Festivais ou a pesquisa completa falando diretamente com o setor comercial. 

Add a comment

Deixe um comentário