O Cannes Lions, principal festival de criatividade e publicidade do mundo, homenageará em 2024 a jornalista Maria Ressa com o LionHeart. O prêmio é concedido a pessoas que, muito além da propaganda, utilizam a força da comunicação para fazer a diferença ou promover mudanças significativas positivas no mundo.
Ressa é cofundadora e CEO da Rappler, principal site de notícias na luta pela liberdade de imprensa nas Filipinas. Nesse processo, a profissional passou a enfrentar uma série de ameaças, prisões e assédio político em seu país, tendo que pagar fiança por 10 vezes para permanecer livre e atuar escondida. Por seu trabalho, ela recebeu uma série de homenagens e premiações, com destaque para o Prêmio Nobel da Paz em 2021.
“Estamos muito felizes em homenagear Maria Ressa com um prêmio tão importante. Esse reconhecimento reforça sua dedicação incansável à proteção da liberdade de expressão, por meio de sua notável liderança no Rappler para combater a disseminação de informações errôneas. O LionHeart é concedido àqueles que estão fazendo uma diferença genuína no mundo, e Maria tem sido fundamental na redefinição do jornalismo investigativo. Sua criatividade e seu trabalho são uma inspiração para todos nós, e estamos ansiosos para homenageá-la em junho”, destacou Simon Cook, CEO do Cannes Lions, em comunicado.
“Estamos sobre os escombros do mundo que existiu: onde a tecnologia, a violência e a guerra desafiam nossa humanidade. O Cannes LionHeart nos lembra que a imaginação e a criatividade, despertando a empatia, são cruciais para nos ajudar a superar esses tempos sombrios; que o poder e o dinheiro não são suficientes; e que a inspiração acende o bem em cada um de nós. Obrigado por reconhecer o trabalho do Rappler, onde continuamos a lutar contra as adversidades para ajudar a criar o mundo que queremos”, celebra Maria Ressa.
A jornalista, autora do livro “How to stand up to a dictator” (“Como enfrentar um ditador”) lançado em novembro de 2022, subirá ao palco Debussy no último dia do Cannes Lions para fazer seu discurso principal e receber o troféu do Cannes LionsHeart. O festival acontece de 17 a 21 de junho, na Riviera Francesa.
Entre outros nomes já merecedores da mesma homenagem estão a ativista Malala Yousafzai, o cantor Bono Vox, o político Al Gore e Yvon Chouinard, fundador da marca Patagonia.