

Com o aumento da educação financeira, é normal que muitos usuários queiram pensar em investimentos, não só para sua reforma, como também para uma renda passiva, mesmo que seja mínima.
O fato é que atualmente existe cada vez mais informação na internet, o que por um lado é bom, porque você consegue aprender mais sobre esses temas financeiros. Mas, depois tem o outro lado da moeda, a parte menos boa, em que existe tanta informação que você não sabe em qual acreditar ou qual investimento fazer.
É por isso que vamos resumir todas as informações nesse artigo, mostrando várias formas de você investir no mundo financeiro atual, com foco naquilo que de melhor a tecnologia tem para oferecer.
Vamos falar de moedas digitais, de perfis de investidores e muito mais. Conheça então todo o processo de investimento com a mais recente tecnologia e nossa explicação detalhada.
Vamos esquecer os métodos “velhos”
Provavelmente você conhece os métodos antigos de retorno financeiro, tal como o CDB, a Caderneta de Poupança, as Debêntures, entre outros. Mas, não é sobre isso que vamos falar. Isso são os métodos do passado, que não têm um apoio tecnológico, e que, embora consiga algum retorno financeiro, não é o mais indicado para vários perfis de investidores.
Por isso, se você conhece esses métodos, será uma ajuda para conhecer os próximos que vamos falar, mas mesmo que não conheça, será fácil aprender.
Acompanhando as stablecoins
Se você não sabe o que é uma stablecoin, vamos ensinar isso agora. Uma stablecoin ou uma moeda estável é uma moeda que está normalmente indexada ao dólar ou ao euro. Por exemplo, USDT é a moeda digital, que está indexada ao USD (dólar). Ou seja, se você investir em stablecoins, está na prática a investir em moedas físicas, mas com transação digital.
Por outras palavras, é um investimento como os mencionados acima, mas de forma digital. Você pode trocar essas moedas por outras que não são stablecoins ou por dinheiro físico a qualquer momento, e muitas pessoas escolhem guardar essas moedas ou trocar elas de forma recorrente. Isso vai depender do perfil do investidor.
Stacking, ou rendimento passivo com criptomoedas
O stacking é também conhecido como rendimento passivo com moedas digitais, porque você pode ser pago por validar transações e moedas, colaborando assim por um lado para o ecossistema das moedas digitais, e por outro, mostrando que tem algum conhecimento técnico.
O conhecimento que você deve ter, embora de nível iniciado, deve sempre ser considerado ao usar este tipo de sistemas, pois requer algum pensamento estratégico.
Compra e troca de moedas
Algumas moedas sofrem especulação diária, e algumas vezes por dia. Fazer um “trading” de criptomoedas quase em tempo real é algo que algumas pessoas fazem diariamente, e parece resultar, pois conseguem um bom retorno ao ano. Mas, isso é algo que consome algum tempo.
O mais comum é a compra de moedas como a bitcoin ou a dogecoin e esperar que as moedas ganhem reputação e subam. Historicamente, a bitcoin tem sido uma criptomoeda que tem subido, pelo que se comprar uma bitcoin e deixá-la durante dez anos, usando o sistema de análise dos dez anos que passaram, ela vai ter um bom retorno. Mas isso não é garantido, devido à oscilação do mercado, e deve ser sempre acompanhado devidamente por você.
NFTs
O que você provavelmente mais ouviu falar, os NFT, são arte, colecionáveis, música, etc. E isso esteve muito na moda há uns anos, e agora que a moda passou, está sendo normal a troca ou compra de NFTs.
Se você tiver algo para vender como NFT, existem sites específicos para isso. Mas, você pode também criar um NFT, criando uma forma simples e prática de vender algo que não lhe custa dinheiro.
Portanto, é algo extremamente útil para poder fazer um pouco de riqueza. E, dica extra, pode tentar usar inteligência artificial para criar um NFT, para ser ainda mais rápido.
Fan tokens
Se você gosta de esporte, este investimento é para você. Os fan tokens são tokens digitais emitidos por times que podem ser comprados por você tal como outra moeda normal. E eles podem oferecer a quem comprar alguns benefícios no time, como eventos VIP, encontro com jogadores, ou outros, que podem fortalecer a sua conexão com o seu time de futebol preferido.
Por outro lado, cada vez mais times, incluindo brasileiros, estão optando por criar seu próprio fan token, por isso, procure pelo seu time favorito nas moedas digitais, confirmando se ele já tem um fan token.
Mining
Embora menos acessível ao pequeno investidor, devido ao seu custo elevado inicial, o mining ou mineração consiste em validar transações numa determinada rede de blockchain. É um investimento parecido ao que mencionámos antes, mas esse é mais antigo e mais técnico, e nem todos estão habilitados a ter uma operação de mineração em sua casa ou na nuvem.