Como humanizar o conteúdo do ChatGPT (2025)

Texto sobre humanizar conteúdo do ChatGPT em 2025. Texto sobre humanizar conteúdo do ChatGPT em 2025.

Modelos de LLM como o ChatGPT facilitaram a escrita de conteúdo, especialmente em 2025, quando modelos mais avançados como o GPT 5 estão surgindo. No entanto, o conteúdo gerado por IA é frequentemente (ou quase sempre) mundano, redundante e artificial de ler. Esse conteúdo é considerado “robótico”.

Conteúdo com IA soa robótico devido à forma como o ChatGPT gera texto — seguindo alguns padrões de escrita previsíveis. Esse estilo de escrita também leva à detecção por IA, ou seja, as ferramentas de detecção por IA consideram seu conteúdo como escrito por IA.

É por isso que você deve humanizar seu conteúdo, especialmente ao usar o ChatGPT para escrita, para evitar esses problemas.

Neste artigo, compartilhamos sete técnicas eficazes que você pode usar para humanizar seu conteúdo.

1. Reduza termos e frases de IA

Um dos motivos comuns pelos quais o conteúdo de IA soa robótico são as palavras e frases que ele escolhe para expressar ideias.

O ChatGPT tende a usar termos específicos repetidamente em seu conteúdo, o que faz com que seu conteúdo soe singularmente robótico. Isso ocorre porque seus termos e expressões comumente usados se tornaram fortemente associados a essas ferramentas. Por exemplo, palavras como:

  • Mundo
  • Reino
  • Evolução
  • Paisagem

…e expressões como:

 

  • Seja ou não…
  • Não é só… mas…
  • Disto… para aquilo…
  • Não só… mas também…

 

…podem ser comumente encontrados em conteúdo de IA.

Se você estiver usando o ChatGPT para escrever conteúdo, certifique-se de identificar esses termos e expressões e trocá-los por variações mais naturais — basicamente, os termos e expressões que as ferramentas de IA não usam muito.

2. Varie as frases

Outro motivo comum pelo qual o conteúdo de IA soa robótico é a estrutura excessivamente uniforme das frases.

O ChatGPT tende a escrever frases com estrutura uniforme, como frases nem muito curtas nem muito longas, com transições suaves e comprimento semelhante. Isso resulta em um estilo de escrita previsível, o que leva à detecção por IA.

Uma maneira fácil de se livrar desse padrão de IA é parafrasear algumas frases e adicionar variações a elas, como combinar duas ou três orações para formar uma frase relativamente complexa, mas compreensível.

Isso não apenas ajudará a humanizar, mas também tornará seu conteúdo mais envolvente de ler, se feito corretamente.

3. Variar o comprimento do parágrafo

Outro problema com o conteúdo de IA é a uniformidade no comprimento dos parágrafos.

Além das frases, o ChatGPT também tende a escrever parágrafos com comprimentos semelhantes. A maioria dos parágrafos tem aproximadamente a mesma quantidade de frases e palavras. Isso resulta em parágrafos excessivamente uniformes e robóticos.

Isso também se aplica a marcadores, listas e seções; você notará que a quantidade de texto do parágrafo permanece quase uniforme em todos esses elementos.

Essa uniformidade no comprimento do texto é bastante previsível e leva à detecção por IA, portanto, você deve humanizá-la alterando o comprimento dos parágrafos.

Simplesmente, diminua o tamanho de alguns parágrafos, aumente o tamanho de outros e deixe alguns entre os dois. Procure frases redundantes ou excesso de texto e remova-os sempre que possível.

4. Evite o Padrão de Três

Outro padrão perceptível na IA é a repetição de três elementos. Você notará esse padrão se ler e analisar bastante conteúdo do ChatGPT.

O “elemento” aqui pode se referir a parágrafos, seções, frases, exemplos, pontos ou qualidades.

Por exemplo, se o ChatGPT fornece exemplos, ele tende a fornecer três exemplos. Se destaca qualidades, ele tende a destacar três qualidades. Se escreve pontos (marcadores), ele tende a escrever três deles. Você pode ver esse padrão se repetir neste mesmo parágrafo, no qual dei três exemplos de: (1) ChatGPT dando exemplos, (2) ChatGPT destacando qualidades, (3) e ChatGPT escrevendo pontos.

Procure esse padrão em seu conteúdo de IA e adicione variações a ele. Por exemplo, em vez de escrever três exemplos, escreva dois ou quatro. E em vez de fazer três pontos, faça quatro ou cinco.

5. Adicionar exemplos pessoais

Você notará que o conteúdo de IA carece de exemplos pessoais, ao contrário da maioria dos conteúdos escritos por humanos, nos quais os escritores compartilham suas experiências, ideias originais, anedotas, piadas e outros exemplos.

Embora a IA possa, com certeza, falsificar esses exemplos e ser incentivada a escrevê-los, em geral, seu conteúdo é livre dessas nuances. Esse é um dos fortes motivos pelos quais o conteúdo de IA soa genérico e superficial.

Você pode se libertar desse padrão adicionando exemplos pessoais relacionados, o que adicionará mais profundidade e nuances ao seu conteúdo, tornando-o mais identificável e agradável para o público.

6. Substituir voz e estilo da IA

O ChatGPT escreve conteúdo com uma voz robótica única. Caracteriza-se por um tom neutro e genérico. Isso ocorre porque ele escolhe palavras neutras e mantém o fraseado genérico para manter uma postura neutra em relação a tudo.

No entanto, isso resulta em conteúdo chato e sem brilho, sem vigor e sem aquela expressão humana única. Parece que o conteúdo é apenas informação reunida sem personalidade, sem autor ou insights reais, o que também leva à detecção por IA.

Você pode se livrar desse padrão de IA e fazer com que sua escrita pareça mais humana incorporando seu próprio estilo e voz, o que pode ser feito escolhendo palavras mais naturais e menos genéricas, reestruturando frases para atender ao seu estilo desejado (como muito simples ou abrangente); e usando um tom adequado, que pode ser um pouco casual, informal, bem-humorado, agressivo ou formal. Além disso, ajuste a voz e certifique-se de que essas mudanças reflitam sua personalidade.

7. Use um humanizador de texto de IA

Por último, mas não menos importante, uma maneira conveniente de humanizar textos com IA é usar uma ferramenta de humanizar texto.

Uma ferramenta de humanização de texto reescreve seu conteúdo para que pareça mais como se tivesse sido escrito por um humano e menos como se tivesse sido escrito por IA, sem alterar seu significado ou intenção.

Essas ferramentas trabalham para quebrar os padrões de IA no texto por meio de práticas de humanização, como as compartilhadas acima. Isso pode incluir alterar a escolha de palavras do texto, reestruturar suas frases para adicionar variação e mudar sua voz para tornar o conteúdo mais natural e envolvente.

Tudo o que você precisa fazer é colar seu texto na ferramenta e clicar em um botão. A ferramenta analisa o texto, entende seu significado e o reescreve em palavras naturais, o que reduz significativamente a detecção por IA.

Portanto, usando um humanizador de IA, você pode humanizar seu conteúdo rapidamente com apenas alguns cliques. Lembre-se apenas de revisar o texto resultante e editá-lo conforme necessário, pois os humanizadores de IA podem, às vezes, cometer erros.

Conclusão

Embora o ChatGPT tenha facilitado a escrita, seu conteúdo também está repleto de padrões robóticos que o tornam pouco envolvente e artificial. Mas você pode humanizar seu conteúdo de IA para que pareça natural e escrito por humanos de sete maneiras simples: reduzindo os termos de IA, variando frases e parágrafos, evitando o padrão de três, adicionando exemplos pessoais, substituindo a voz e o estilo de escrita da IA e usando um humanizador de texto de IA.