O YouTube apresentou na noite desta quarta-feira (9) os vencedores do YouTube Works, primeira edição brasileira da premiação que destaca trabalhos publicitários que passaram pela plataforma em diferentes categorias, ganhando relevância por sua criatividade, efetividade ou uso inteligente de suas ferramentas.
O grande vencedor da noite foi “Caverna do Dragão”, filme criado pela DPZ&T para a Renault. Além de levar o troféu de Grand Play, considerado o “Grand Prix” do festival — reunindo criatividade, inovação e resultados comprovados de negócios —, ele também foi premiado em outras duas categorias: Creative Effectiveness, que avalia a eficácia criativa do trabalho; e BuzzWorthy, que destaca a repercussão que o case gerou para além da plataforma.
Na categoria Best Work With Creators, que ressalta a parceria com criadores de conteúdo e/ou influencers para atingir melhores resultados de negócio, o case vencedor foi “You Donors”, da WMcCann para o Exército da Salvação. O trabalho reuniu diversos grandes nomes e canais da internet, de Porta dos Fundos e Desimpedidos a Me Poupe! e Dráuzio Varella, “doando” um de seus vídeos — e direcionando a renda adquirida com ele diretamente para a entidade.
Em Media Strategy, que analisou a estratégia de mídia para veiculação, ganhou “Santander Duo”, da Suno United Creators para o Santander. O projeto usou o YouTube para apresentar o novo serviço do banco, destrinchando cada dúvida em um novo vídeo curto e informativo e, na sequência gerando novos conteúdos para a grande mídia, como a TV.
Concluindo a lista, a categoria Visibility & Inclusion (que gera visibilidade e apoia a inclusão de públicos menos favorecidos, gerando debates relevantes) premiou “Som do Silêncio”, da Artplan para a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República). O trabalho aborda o tema da violência doméstica e abuso contra a mulher transformando o assunto em um novo clipe da dupla Simone & Simaria e incentivando as vítimas a denunciar seus agressores.
Além dos prêmios citados, a premiação tinha a categoria Data Driven Insight, que destacaria o trabalho com melhor uso de dados oferecidos pelo Google Data. Mas o júri não encontrou um case entre os inscritos que preenchesse todos os requisitos da divisão.
Estreante no Brasil em 2020, o YouTube Works tem edições em diversos outros mercados, como Estados Unidos, Reino Unido e Colômbia. Por aqui, tem parceria com a Kantar e reúne como júri profissionais de destaque de agências, anunciantes e outras empresas ligadas ao universo da publicidade e do marketing. Participam os trabalhos que explorem o YouTube como plataforma de mídia para suas divulgações. Ano que vem tem mais. :)