Podcast Advertising: uma boa estratégia para sua marca?

Já publiquei aqui que a IKEA lançou seu catálogo 2021 em formato de podcast.

Assim como a IKEA, algumas marcas estão descobrindo que podem entregar mensagens pessoais, envolventes e eficazes em grande escala por meio de publicidade em podcast – o formato “da vez” que cresce 21% por mês desde janeiro de 2018.

Mas será que essa popularidade dos podcasts se traduz em alcance e ROI? E quanto à relevância e resposta com o público e as mensagens da marca?

Com anúncios inseridos em podcasts, as marcas têm mais de três a seis segundos para contar sua história. Em um estudo recente com ouvintes regulares, apenas 12% disseram que “sempre pulam” os anúncios. 33% “nunca ou raramente pulam” e 38% “pulam apenas às vezes”.

Quando vamos para as estatísticas do vídeo, a coisa muda de figura: 65% de pessoas que dizem que sempre pulam os anúncios.

Viu como a “visibilidade” é ainda maior no podcast?

Com a experiência do anúncio incorporada ao conteúdo do programa (uma espécie de product placement) o conteúdo tem muiito mais chance de engajar de maneira nativa e intencional. Anúncios em podcast oferecem às marcas uma tela criativa com muito mais do que os tradicionais 15 ou 30 segundos para contar sua história.

Além disso, existem outras vantagens:

Anúncios em podcasts são mais bem-vindos e apreciados: 64% dos ouvintes dizem que gostam de anúncios em podcasts e são mais propensos a se lembrar das marcas que oferecem suporte a seus programas favoritos. Além de serem capazes de comunicar sua mensagem totalmente sem serem ignoradas, as marcas também desfrutam da boa vontade das pessoas que sintonizam podcasts todos os dias.

Capta mais a atenção do usuário: Devido à natureza portátil dos podcasts, sabemos que muitas vezes as pessoas fazem outras coisas enquanto ouvem – lavar a louça, fazer exercícios, passear com o cachorro ou dirigir. Quando pesquisadas, 48% das pessoas dizem que prestam mais atenção aos anúncios em podcasts do que em qualquer outra mídia. Estamos no meio da “Economia da Atenção”, onde a atenção é um dos recursos mais valiosos da era digital. Como resultado, as marcas precisam atrair os usuários para que passem cada vez mais tempo em aplicativos e sites, muitas vezes às custas da experiência do usuário. Com podcasts a natureza altamente pessoal do conteúdo de áudio faz isso intrinsecamente, de forma que mantém organicamente a atenção do ouvinte.

Podcasts vencem no recall do anúncio: É contraintuitivo dizer que um anúncio de áudio (sem recursos visuais) pode apresentar um recall maior que anúncios em mídias sociais, vídeo ou impressos. Mas é verdade. 86% das pessoas dizem que se lembram de anúncios em podcasts mais do que qualquer outro canal. Anúncios em mídias sociais vem em segundo lugar com 80%.

No final das contas vai depender, como sempre: da criatividade, contexto, adequação e história.

Sua marca pode sim pensar em maneiras criativas e relevantes de marcar presença através de estratégias que envolvam podcasts encontrando o público certo para se envolver autenticamente e escalar seu negócio enquanto alcançam crescimento de longo prazo e maior ROI de publicidade.

😉

Fontes das pesquisas:
Podcast Stats Soundbites 2019
Edison Research: Podcast Super Listeners Report, dezembro de 2020.
CNBC/IPG Mediabrands’ Media Lab.

Add a comment

Deixe um comentário