Moda, Fotografia, Arte, Música e… Cerveja: o mundo pós-Gaga de Daphne Guinness

Comecemos então falando de Stefani Germanotta, a cantora e compositora com veia roqueira que mergulhou no mundo da moda e submergiu Lady Gaga, um dos maiores ícones POP da última década. Com um método de produção estritamente ligado ao universo da Moda, o coletivo Haus of Gaga tornou-se referência ao triturar as tendências e remontá-las em perfomances da cantora, traduzido conceitos hiper-vanguardistas para a audiência televisiva da Oprah.

Passados alguns anos, eis que o mundo da alta-costura tem uma nova produção a atravessar esta ponte.

Muito rica e muito influente, Daphne Guinness é descendente direta de Arthur Guinness, fundador da famosa cervejaria. Desde muito nova, frequenta e investe sua fortuna em instalações, coleções, tornando-se musa para estilistas como Alexander McQueen. Pois Daphne decidiu lançar um disco, e chamou ninguém menos que o lendário Tony Visconti para inserir a produção em seu extenso currículo, que começa com Bowie, atravessa cenas inteiras com T-Rex, Thin Lizzy e, mais recentemente, com Kaiser Chiefs. Ah, e um videoclipe, com outra lenda, o fotógrafo e diretor David LaChapelle.

Não é pouco. Com todo este contexto, vamos ao videoclipe para “Evening in Space”, que chegou essa semana ao Youtube

Bom, e daí?

Seguem minhas considerações:

– Daphne adotou o caminho do rock, ao contrário do pop eletrônico de outras Gaguianas Mudernas.
– O que não deixa de ser irônico: a roqueira atravessa a ponte e vira dance, a modista atravessa a ponte e vira rock.
– Um revival do Glam Rock é muito bem-vindo, principalmente na música (para além do visual).
– Por outro lado, este modelo bancado por si mesma só é possível para a elite financeira e cultural do planeta. Se não tivesse muita $$$, o projeto não decolaria nunca.
– Assim como melhores cantoras / compositoras não teriam como lançar um produto tão bem acabado.
– O que não influencia a beleza e o impacto do clipe, é claro, mas é uma reflexão a se considerar sobre os caminhos da música.
– De qualquer forma, é uma obra conceitual que, muito provavelmente, não sairá do circuito fechado da Alta Moda.
– Como o disco inteiro será lançado em Setembro, vale conferir se as outras músicas seguirão o mesmo caminho, e se sairão outras produções videoclípticas de encher os olhos e de causar inveja aos diretores de arte da cidade.
– Veremos.

Em tempo: Vale notar que o clipe foi lançado pelo canal de vanguarda da moda do Youtube ShowStudio, dedicado à explorar as novas tendências de vídeo com a moda. A proposta é recriar os vídeos de moda como a fotografia, nas últimas décadas. Também vale seguir.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More