Os hackers e as cidades conectadas

É tudo uma questão de ângulo. No painel “Connected Cities, Hackable Streets”, esperava ver muito sobre como tecnologia e a IoT irão revolucionar a forma como as cidades se conectam com os moradores e como isso pode trazer benefícios para o nosso dia a dia, principalmente nas caóticas metrópoles do mundo.

Bem, teve um pouco disso, é verdade. Mas o foco do painel foi em como cidades conectadas trazem riscos quando vistas com os olhos dos hackers. E foi aí que o tema ficou ainda mais interessante. =)

Sair do que eles chamaram de “dumb city” para falar de “smart cities” e “smart cars” rodando por elas é relativamente tranquilo. Uma boa rede wi-fi, alguns ajustes em semáforos, adaptações em carros importantes, como polícia, bombeiro e ambulâncias, por exemplo, e acompanhamento em tempo real. Pronto, você tem um projeto de cidade conectada implantado. Massss… Hackers conseguem invadir o site da NASA, burlar um sistema de semáforo via wireless em New York é baba!

http://wired.com

E é por isso que a discussão acontece. Ao mesmo tempo em que as cidades conectadas são um ótimo avanço nos quesitos mobilidade e experiência urbana, ainda é muito perigoso deixar esta autonomia tão “aberta” a possíveis ataques hackers ou até mesmo de adolescentes nerds. Imagina só o cruzamento da Times Square na mão de um grupo de adolescentes de 16 anos comandando os semáforos de seu smartphone? Ou uma rota de fuga arquitetada por criminosos dificultando a movimentação da polícia?

Em 2016, eram estimados 6.4 bilhões de aparelhos conectados à internet. A estimativa em 2020 é de que esse número seja de 21 bilhões de devices. E exatamente por esse avanço rápido da tecnologia é que aparecem problemas estruturais, como por exemplo, muitos dos sensores do circuito estão em baixo do asfalto e isto dificulta a atualização de firmware constantemente, por exemplo. O que é um prato cheio para os hackers.

Neste vídeo, você pode ver um pouco do que dá para fazer:

[signoff]

Add a comment

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use