Futebol ao redor do mundo

Futebol ao redor do mundo Futebol ao redor do mundo
Lofoten, Noruega

É possível decifrar uma cultura a partir da forma como as pessoas encaram o futebol? Para o fotógrafo alemão Franz Sußbauer, um campo pode ser o cenário perfeito para entender o que une uma comunidade. Na hora de uma partida, todas as possíveis diferenças são deixadas de lado em favor de um único objetivo: o de marcar gols.

Essa foi a inspiração para a sua série de fotografias “Goals Around the World”, em que cada imagem de campos vazios, instalados em locais curiosos e longe dos holofotes dos grandes estádios, nos faz imaginar de que maneira as pessoas daquela região se juntam para compartilhar a paixão pelo esporte.

Sußbauer começou a fotografar em sua cidade Natal, Munique. Instigado pelas reflexões provocadas pela imagem de um campo, partiu em busca de arenas em diversos países.  Vale checar cada detalhe das composições:

Futebol ao redor do mundo
Lofoten, Noruega
Futebol ao redor do mundo
Munique, Alemanha.
Futebol ao redor do mundo
Seul, Coreia do Sul.
Futebol ao redor do mundo
Al Ashkharah, Omã.
Futebol ao redor do mundo
Nordland, Noruega.

Clique aqui para ver todas as fotos.

Em tempo, o fotógrafo e jornalista brasileiro Caio Vilela tem diversos projetos com proposta bastante parecida, como “Peladas: Futebol sem fronteiras”, com imagens de partidas realizadas em mais de 60 países, além de já ter realizado diversas exposições ao redor do mundo e publicado livros sobre o tema, aqui e lá fora, entre eles: “Futebol-Arte do Oiapoque ao Chuí” e “Onde Mora o Futebol”.

 

1 comments

Deixe um comentário