O banco de imagens: Mulheres (In)Visíveis

Se 53% da população brasileira é negra e 58% das mulheres estão acima do peso, por que a publicidade brasileira ainda é protagonizada por mulheres brancas e magras? E onde estão os retratos positivos de lésbicas e trans em um dos países com maiores índices de violência contra a população LGBT no mundo?

Mulheres InVisíveis é um banco de imagens um pouco diferente. São 100 fotos de mulheres negras, gordas, lésbicas e trans. Inédito no Brasil. A ideia, mais do que vender imagens, é fomentar no mercado o debate sobre a falta de diversidade. Uma ferramenta para que essas mulheres deixem de ser invisíveis na publicidade. O projeto foi criado pela 65|10 (consultoria especializada em comunicação com mulheres) em parceria com o coletivo CatsuStreet à venda nos sites Fotolia e Adobe Stock, com renda revertida para a expansão do banco de imagens. Excelente iniciativa, não? Tomara que as agências entendam a boa oportunidade. O que mais me chama a atenção, e que foi motivo de uma recente discussão entre amigos, é que elas são retratadas em cenários de escritório, ao ar livre e em estúdio, finalmente, se afastando dos estereótipos ligados a elas.

As imagens do post foram cedidas pelo banco de imagem para o Update or Die!

7 comments

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use