No ano em que é comemorado meio século do lançamento do álbum The Velvet Underground & Nico (1967), o diretor Todd Haynes anunciou, no Festival de Cinema de Locarno (Suíça), que um de seus próximos projetos será um documentário sobre a icônica banda de Lou Reed.
O documentário, ainda sem título, se apoiará em filmes de Andy Warhol (o responsável pelo surgimento do Velvet Underground) e em filmes experimentais, além de apresentar entrevistas com os os remanescentes da banda e com personalidades que acompanharam a sua curta trajetória.
A banda se manteve em atividade por apenas 5 anos (de 1965 a 1970) e a primeira formação profissional trazia os nomes de Lou Reed (voz e guitarra), John Cale (baixo), Sterling Morrison (guitarra), Maureen Tucker (bateria) e Nico (vocal). Lou Reed morreu em 2013, Nico, em 1988, e o guitarrista Sterling Morrison, em 1995.
Todd Haynes, diretor de “Carol” e “Velvet Goldmine”, já explorou ícones da música em seus filmes, como Karen Carpenter (“Superstar: The Karen Carpenter Story”) e Bob Dylan (“I’m Not There”), mas nunca se aventurou em uma produção musical pelo gênero documentário.
Vale acrescentar que uma cinebiografia sobre a ex-vocal da banda será lançada no 74º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontecerá entre os dias 30 de agosto a 9 de setembro. “Nico, 1988“, dirigido por Susanna Nicchiarelli, se centra nos últimos anos de vida da cantora.
Por falar nisso, por que não ouvir o “álbum da banana” na íntegra?
O disco, com a famosa capa desenhada por Andy Warhol, revolucionou a música pop e se tornou um dos mais influentes da história. #Play.