Todd Haynes anuncia documentário sobre Velvet Underground

No ano em que é comemorado meio século do lançamento do álbum The Velvet Underground & Nico (1967), o diretor Todd Haynes anunciou, no Festival de Cinema de Locarno (Suíça), que um de seus próximos projetos será um documentário sobre a icônica banda de Lou Reed.

O documentário, ainda sem título, se apoiará em filmes de Andy Warhol (o responsável pelo surgimento do Velvet Underground) e em filmes experimentais, além de apresentar entrevistas com os os remanescentes da banda e com personalidades que acompanharam a sua curta trajetória.

A banda se manteve em atividade por apenas 5 anos  (de 1965 a 1970) e a primeira formação profissional trazia os nomes de Lou Reed (voz e guitarra), John Cale (baixo), Sterling Morrison (guitarra), Maureen Tucker (bateria) e Nico (vocal). Lou Reed morreu em 2013, Nico, em 1988, e o guitarrista Sterling Morrison, em 1995.

Capa da edição comemorativa de 50 anos do álbum “The Velvet Underground & Nico”, lançado em junho deste ano (edição limitada).

Todd Haynes, diretor de “Carol” e “Velvet Goldmine”, já explorou ícones da música em seus filmes, como Karen Carpenter (“Superstar: The Karen Carpenter Story”) e Bob Dylan (“I’m Not There”), mas nunca se aventurou em uma produção musical pelo gênero documentário.  

Vale acrescentar que uma cinebiografia sobre a ex-vocal da banda será lançada no 74º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontecerá entre os dias 30 de agosto a 9 de setembro. Nico, 1988, dirigido por Susanna Nicchiarelli, se centra nos últimos anos de vida da cantora.   

Por falar nisso, por que não ouvir o “álbum da banana” na íntegra?
O disco, com a famosa capa desenhada por Andy Warhol, revolucionou a música pop e se tornou um dos mais influentes da história. #Play. 

Add a comment

Deixe um comentário

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use