Huun‐Huur‐Tu: Aa-Shuu Dekei-oo

Não, não digitei qualquer coisa no teclado. É o nome do grupo e da música
Huun‐Huur‐Tu: Aa-Shuu Dekei-oo Huun‐Huur‐Tu: Aa-Shuu Dekei-oo

Huun‐Huur‐Tu: Aa-Shuu Dekei-oo

O “Huun‐Huur‐Tu” é um grupo folclórico de Tuva, uma divisão federal da Federação Russa, com mais ou menos uns 300 mil habitantes. A marca registrada é o canto difónico, esse som interessante que esse senhor faz e que parece um didgeridoo australiano, mas que na verdade ele usa a própria garganta para produzir dois ou mais sons simultâneos, manipulando os espaços da cavidade bucal e produzindo harmónicos da própria voz. Resumindo, o cara faz 2 sons ao mesmo tempo, uma técnica milenar desta região e da Mongôlia, com a qual Tuva faz fronteira.

Eu escrevi um post lá em 2014 sobre essa técnica, destacando a quase-alienígena Anna Maria Hefele, recomendo uma espiada porque é sensacional MESMO.

Mas hoje ficamos mesmo com o “Huun‐Huur‐Tu” e a música é “Aa-Shuu Dekei-oo”, em versão ao vivo, na KEXP. Assista no player destacado no alto do post.

4 comments
  1. Tem um músico brasileiro que usa esse técnica em seus trabalhos, o Stenio Mendes. Eu acho incrivel. Se você botar a lingua no céu da boca e cantar uma nota mais ou menos grave (um “pedal”) pode tentar achar um harmônico, um assobio que surge quando o ar passar entre a lingua e o palato. Aí você estará em Tuva.

    1. Hi Ginie! They are from TUVA – a small republic inside Russia which borders Mongolia to the south. They use a technique called “throat Singing” and the instruments are indeed very interesting – like most of their rich folklore.

Deixe um comentário