O “Huun‐Huur‐Tu” é um grupo folclórico de Tuva, uma divisão federal da Federação Russa, com mais ou menos uns 300 mil habitantes. A marca registrada é o canto difónico, esse som interessante que esse senhor faz e que parece um didgeridoo australiano, mas que na verdade ele usa a própria garganta para produzir dois ou mais sons simultâneos, manipulando os espaços da cavidade bucal e produzindo harmónicos da própria voz. Resumindo, o cara faz 2 sons ao mesmo tempo, uma técnica milenar desta região e da Mongôlia, com a qual Tuva faz fronteira.
Eu escrevi um post lá em 2014 sobre essa técnica, destacando a quase-alienígena Anna Maria Hefele, recomendo uma espiada porque é sensacional MESMO.
Mas hoje ficamos mesmo com o “Huun‐Huur‐Tu” e a música é “Aa-Shuu Dekei-oo”, em versão ao vivo, na KEXP. Assista no player destacado no alto do post.
Tem um músico brasileiro que usa esse técnica em seus trabalhos, o Stenio Mendes. Eu acho incrivel. Se você botar a lingua no céu da boca e cantar uma nota mais ou menos grave (um “pedal”) pode tentar achar um harmônico, um assobio que surge quando o ar passar entre a lingua e o palato. Aí você estará em Tuva.
Mas nem nos melhores dias de adolescente eu tinha essa destreza lingual Buja! Coisa de ninja!
Fascinating sounds and musical instruments I’m not sure where they are from.
Hi Ginie! They are from TUVA – a small republic inside Russia which borders Mongolia to the south. They use a technique called “throat Singing” and the instruments are indeed very interesting – like most of their rich folklore.